Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3811
Título: Narrativas populares: enredando as (muitas) versões dos diferentes contos no C.E. Gonçalves Dias em Caxias-MA
Título(s) alternativo(s): Popular narratives: entangling the (many) versions of the different tales at C.E. Gonçalves Dias in Caxias-MA
Autor(es): Silva, Hermesson dos Santos
Orientador: Rocha, Marinalva Aguiar Teixeira
Membro da Banca: Rocha, Marinalva Aguiar Teixeira
Membro da Banca: Silva, Joseane Maia Santos
Membro da Banca: Silva, Max Mateus Moura da
Data do documento: 2024-07-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho, de caráter bibliográfico e investigativo, tem como objeto de pesquisa os contos populares e suas diferentes versões. Como gênero de natureza oral, os contos populares são narrativas tradicionais que povoam o imaginário coletivo humano desde as civilizações primitivas até às contemporâneas e veiculam saberes, crenças, normas e valores da nossa sociedade. Assim sendo, ao longo desta monografia, fundamentada, teoricamente, em Cascudo (1978; 2000), Góes (1984), Coelho (2000; 2012), dentre outros; discute-se os aspectos histórico e literário acerca desse gênero oral, no que tange a sua origem, conceituações, características e relação com a literatura infantojuvenil. Discorre-se sobre um relato de experiência no Centro de Ensino Gonçalves Dias, concernente à utilização dos contos populares em oficinas de leitura e produção textual de narrativas junto aos discentes da referida instituição de ensino, bem como apresenta se os resultados da coleta de contos populares nos bairros Cohab e Vila Lobão da cidade de Caxias-MA. Ademais, faz-se uma análise comparativa entre os contos coligidos na comunidade caxiense e os de outras fontes de literatura oral, assim como elenca-se as principais temáticas nas narrativas orais dos contadores pesquisados
Resumo: This bibliographical and investigative work has as its research object folktales and their different versions. As an oral genre, folktales are traditional narratives that have populated the collective human imagination since primitive civilizations to contemporary ones and convey knowledge, beliefs, norms and values ​​of our society. Therefore, throughout this monograph, theoretically based on Cascudo (1978; 2000), Góes (1984), Coelho (2000; 2012), among others, the historical and literary aspects of this oral genre are discussed, with regard to its origin, concepts, characteristics and relationship with children's and young adult literature. This article discusses an experience report from the Gonçalves Dias Teaching Center, concerning the use of folk tales in reading and textual production workshops for narratives among students at the aforementioned educational institution, and presents the results of the collection of folk tales in the Cohab and Vila Lobão neighborhoods of the city of Caxias-MA. Furthermore, a comparative analysis is made between the tales collected in the Caxias community and those from other sources of oral literature, and the main themes in the oral narratives of the storytellers studied are listed
Palavras-chave: Contos populares
Literatura infantojuvenil
Narrativas orais
Centro de Ensino Gonçalves Dias
Conto popular no âmbito da literatura infantojuvenil
Conto popular como incentivo à leitura e à pesquisa científica
Relato de experiência com o conto popular no C.E Gonçalves Dias em Caxias- MA
Folktales
Children's literature
Oral narratives
Gonçalves Dias Teaching Center
Folktales in the context of children's literature
Folktales as an incentive to reading and scientific research
Report of experience with folktales at C.E Gonçalves Dias in Caxias MA
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.