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dc.creatorSerra, Laura Milena Garcez-
dc.date.accessioned2024-12-06T13:06:10Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2024-12-06T13:06:10Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.identifier.citationSERRA, Laura Milena Garcez. Os modelos educativos de cristãos ideais na Trilogia das Barcas, de Gil Vicente. 2021. 66f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3798pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3798-
dc.description.abstractThe objective of this work is to demonstrate that the plays written by the playwright Gil Vicente can be used as a teaching instrument to study Medieval History. Through his works, the author indicated educational references to Christians at the time. Although he lived in the period of the so-called Modern Age, Gil Vicente has his eyes turned to the medieval period and intended to re-establish medieval values that were, in his view, distorted. The author has a reformist proposal for society and, in this sense, presents in his pieces the ideal models that should be followed by the Portuguese in the 16th century. We situate the importance that these works had in the social environment, the importance of the author, who has become known until today, and we seek to identify how this society was during the production of the works. The plays analyzed as a teaching instrument are works considered to be of devotion, elaborated by the playwright in a short period and considered by many scholars as the trilogy of boats. They are: Auto da Barca do Inferno (1517); Auto da Barca do Purgatório (1518) and Auto da Barca da Glória (1519). These records have very striking characteristics, aimed at the religious, directly containing criticism of vices and constituting social satire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectModelos Ideaispt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectHistória Medievalpt_BR
dc.subjectIdade Modernapt_BR
dc.subjectMeio socialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectIdeal Modelspt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectMedieval Historypt_BR
dc.subjectModern Agept_BR
dc.subjectSocial environmentpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.titleOs modelos educativos de cristãos ideais na Trilogia das Barcas, de Gil Vicentept_BR
dc.title.alternativeThe educational models of ideal Christians in the Boat Trilogy, by Gil Vicentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Solange Pereira-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, S. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156276785073329pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é demonstrar que as peças escritas pelo teatrólogo Gil Vicente podem ser usadas como instrumento de ensino para se estudar a História Medieval. Através das suas obras, o autor indicava referenciais educativos aos cristãos na época. Embora tenha vivido no período da chamada Idade Moderna, Gil Vicente tem o olhar voltado para o período medieval e pretendia restabelecer valores medievais que se encontravam, segundo a sua visão, deturpados. O autor tem uma proposta reformista da sociedade e, neste sentido, apresenta em suas peças os modelos ideais que deveriam ser seguidos pelos portugueses do século XVI. Situamos a importância que essas obras tinham no meio social, a importância do autor, que se tornou conhecido até a atualidade e buscamos identificar como se encontrava essa sociedade durante a produção das obras. As peças analisadas como instrumento de ensino são obras consideradas de devoção, elaboradas pelo teatrólogo em um curto período e consideradas por muitos estudiosos como a trilogia das Barcas. São ela: Auto da Barca do Inferno (1517), Auto da Barca do Purgatório (1518) e o Auto da Barca da Glória (1519). Estes autos possuem características bastante marcantes, voltadas ao religioso, contendo de forma direta críticas aos vícios e constituindo-se em sátira social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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