Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDominici, Susana dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-06T11:49:58Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-12-06T11:49:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDOMINICI, Susana dos Santos. Arquitetura e Educação: proposta de escola pública para o município de Paço do Lumiar - MA. 2015. 60f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3794pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3794-
dc.description.abstractEducation is an important issue of a developing nation. Therefore, it needs several government initiatives in order to provide a decent educational service to the population. Among these services, the schools are considered the main public facility that guides children’s educational development. However, considering the current situation of public schools in Brazil we have a distant reality of the ideal, where infrastructure and quality of school buildings are deficient and end up influencing negatively on student performance. This work aims to analyze the adequacy of school spaces, recognizing the importance of the relationship between the student and the environment and finally, propose a kindergarden and elementary school in the city of Paço do Lumiar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaço do Lumiarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectIniciativas governamentaispt_BR
dc.subjectServiço à populaçãopt_BR
dc.subjectEquipamento públicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento educacional das criançaspt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectDesempenho dos estudantespt_BR
dc.subjectQualidade dos edifícios escolarespt_BR
dc.subjectAdequação dos espaços escolarespt_BR
dc.subjectRelação entre aluno e o ambientept_BR
dc.subjectEscola de ensino infantil e fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEarly childhood and elementary schoolpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectGovernment initiativespt_BR
dc.subjectService to the populationpt_BR
dc.subjectPublic equipmentpt_BR
dc.subjectEducational development of childrenpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectInfrastructurept_BR
dc.subjectQuality of school buildingspt_BR
dc.subjectStudent performancept_BR
dc.subjectAdequacy of school spacespt_BR
dc.subjectRelationship between student and environmentpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectPaço do Lumiarpt_BR
dc.titleArquitetura e Educação: proposta de escola pública para o município de Paço do Lumiar - MApt_BR
dc.title.alternativeArchitecture and Education: proposal for a public school for the municipality of Paço do Lumiar - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDDOMINICI, S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Zenkner, Thais Trovão dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDZENKNER, T. T. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2858811785394665pt_BR
dc.contributor.referee1Duailibe, Andrea Cristina Soares Cordeiro-
dc.contributor.referee1IDDUAILIBE, A. C. S. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3703578487017855pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Edvaldo Cutrim-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, E. C.pt_BR
dc.description.resumoA educação é uma importante ferramenta de desenvolvimento de uma nação, sendo assim, ela vem acompanhada de diversas iniciativas governamentais que buscam oferecer esse serviço à população. Dentre elas, as escolas são consideradas o principal equipamento público capaz de acompanhar o desenvolvimento educacional das crianças. No entanto, ao considerar a atual situação das escolas públicas no geral, o que se tem é uma realidade distante do ideal, onde a infraestrutura e qualidade dos edifícios escolares são deficientes e acabam influenciando negativamente no desempenho dos estudantes. Este trabalho visa analisar a adequação dos espaços escolares, reconhecendo a importância na relação entre aluno e o ambiente e por fim, propor uma escola de ensino infantil e fundamental no município de Paço do Lumiar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SUSANA DOS SANTOS DOMINICI - ARQUITETURA E URBANISMO CCT UEMA 2015.pdfPDF A2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.