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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cantanhede, Itamiris Cantanhede e | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T17:56:06Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05 | - |
dc.date.available | 2024-12-05T17:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.citation | CANTANHEDE, Itamiris Cantanhede e. Mulheres transformadas, com cabeça bem limpas: Moçambique independente e o combate à prostituição pelas lentes de A última prostituta (1999) e Virgem Margarida (2012). 2022. 104f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3774 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3774 | - |
dc.description.abstract | En Mozambique, el cine es una forma de arte presente desde la época colonial y, tras la independencia, cumplió una función muy importante en la construcción de la identidad y la formación de la nueva nación. A diferencia de las producciones portuguesas exhibidas durante la colonización, el cine mozambiqueño se preocupó por elaborar un contenido centrado en su propio pueblo, criticando el eurocentrismo. En este contexto, encontramos la filmografía de Licínio Azevedo, cineasta brasileño-mozambiqueño. Así, esta tesis de grado aspira a desarrollar un análisis desde dos de sus obras, el documental La última prostituta (1999) y la película de ficción Virgen Margarida (2012), estableciendo una conexión entre el cine y la historia, en relación con el contexto político y social del Mozambique en un periodo posterior a la independencia. En ambas las producciones es posible observar elementos históricos, políticos, sociales y culturales abordados: las “nuevas mujeres” de la nación en construcción, los campos de reeducación de las prostitutas mozambiqueñas y las nociones de tradición y modernidad que impregnan el contexto del Mozambique independiente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema moçambicano | pt_BR |
dc.subject | Licínio Azevedo | pt_BR |
dc.subject | A última prostituta | pt_BR |
dc.subject | Virgem Margarida | pt_BR |
dc.subject | Moçambique | pt_BR |
dc.subject | Frelimo | pt_BR |
dc.subject | Maputo | pt_BR |
dc.subject | Pós-independência | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cine mozambiqueño | pt_BR |
dc.subject | Licínio Azevedo | pt_BR |
dc.subject | La última prostituta | pt_BR |
dc.subject | Virgen Margarida | pt_BR |
dc.subject | Post-independencia | pt_BR |
dc.subject | Género | pt_BR |
dc.title | Mulheres transformadas, com cabeça bem limpas: Moçambique independente e o combate à prostituição pelas lentes de A última prostituta (1999) e Virgem Margarida (2012) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | CANTANHEDE, I. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7656082735087497 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | BARBOSA, V. O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rosenverck Estrela | - |
dc.contributor.referee1ID | SANTOS, R.E. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4940964956801562 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Márcio dos Santos | - |
dc.description.resumo | Em Moçambique, o cinema é uma arte presente desde o tempo colonial e, após a independência, exerceu um papel fundamental para a construção da identidade e formação da nova nação. Diferente das produções portuguesas exibidas durante a colonização, o cinema moçambicano esteve preocupado em elaborar um conteúdo voltado para seu próprio povo, criticando o eurocentrismo. Inserida nesse contexto, encontra-se a filmografia de Licínio Azevedo, cineasta brasileiro-moçambicano. Assim, este trabalho monográfico pretende desenvolver uma análise a partir de duas de suas obras, o documentário A última prostituta (1999) e o filme de ficção Virgem Margarida (2012), estabelecendo uma relação entre cinema e história, no que concerne ao contexto político e social de Moçambique no pós independência. Em ambas as produções é possível observar elementos históricos, políticos, sociais e culturais abordados: as “mulheres novas” da nação em construção, os campos de reeducação para prostitutas moçambicanas, e as noções de tradição e modernidade que perpassam o contexto de Moçambique independente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, letras e artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cinema | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - ITAMIRIS CANTANHEDE E CANTANHEDE - HISTÓRIA UEMA 2022.pdf | 946.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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