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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3758
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araujo, Gabrielly Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T19:48:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04 | - |
dc.date.available | 2024-12-04T19:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gabrielly Pereira. "Teremos sujeitos levados ao erro, crimes e vícios": a Lei do Ventre Livre e o debate sobre a educação dos ingênuos na imprensa Maranhense (1871-1883). 2021. 83f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3758 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3758 | - |
dc.description.abstract | This work analyzes the debate accomplish in Maranhão press (1871-1883) about the actions and reactions regarding the education of the naive ones, which were free children of enslaved women, according the Law 2040 of September 28, 1871. Therefore, it is essential to comprehend the historical context of the debate and approval of the 1871 Law, emphasing the discussions in the Chamber and the transformations that occurred with the institution of legislation. This is a documentary research, throught the newspapers Diário do Maranhão, O Paiz and Publicador Maranhense and the legislation related to education then, nevertheless, the bliographical research is also included. The education of the naive ones raised a series of debates and discussions, as the case of the Agricultural Congresses of 1878, which took place in Rio de Janeiro and Pernambuco, and revealed the concept of education designed for these people who have egressed from captivity. The education defended by the Maranhense press wasased on agricultural nature, which would serve as training for the transition from slavery to free labor, in addition, it worked as a preparation, since these people brought many "vices" from the captivity regime that could affect the public tranquility. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei do Ventre Livre | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ingênuos | pt_BR |
dc.subject | Imprensa maranhense | pt_BR |
dc.subject | Impressos | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Jornais | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Free Womb Law | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Naive ones | pt_BR |
dc.subject | Maranhense Press | pt_BR |
dc.subject | Newspapers | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | "Teremos sujeitos levados ao erro, crimes e vícios": a Lei do Ventre Livre e o debate sobre a educação dos ingênuos na imprensa Maranhense (1871-1883) | pt_BR |
dc.title.alternative | "We will have subjects led to error, crimes and vices": the Law of the Free Womb and the debate on the education of the naive in the Maranhão press (1871-1883) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | ARAÚJO, G. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7373655224004376 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Yuri Michael Pereira | - |
dc.contributor.advisor1ID | COSTA, Yuri | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7987544224880905 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Regina Helena Martins de | - |
dc.contributor.referee1ID | FARIA, Regina Helena Martins de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4406835498577776 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abrantes, Elizabeth Sousa | - |
dc.contributor.referee2ID | ABRANTES, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7559467621216584 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico analisa o debate empreendido na imprensa maranhense (1871 1883) acerca das propostas e ações no que se referem à educação dos ingênuos que, em virtude da Lei 2.040 de 28 de setembro de 1871, eram considerados filhos livres de mulheres escravizadas. Para tanto, é primordial entender o contexto histórico do debate e aprovação da Lei de 1871, dando ênfase para as discussões na Câmara e as transformações ocorridas com a instituição da legislação. Apresentam-se também as principais mudanças ocorridas no âmbito da legislação sobre a instrução pública no Império, destacando as discussões relativas ao ensino das crianças ingênuas. Esta pesquisa caracteriza-se como documental, por meio dos jornais Diário do Maranhão, O Paiz e Publicador Maranhense e das legislações relativas à educação, contudo, sem negligenciar, a pesquisa bibliográfica. A educação dos ingênuos levantou uma série de debates e discussões, como é o caso dos Congressos Agrícolas de 1878, ocorridos no Rio de Janeiro e Pernambuco, revelando a concepção de educação pensada para esses sujeitos egressos do cativeiro. A educação defendida na imprensa maranhense era de caráter agrícola, que serviria como capacitação para a transição da mão de obra escrava para a livre, além de funcionar como um preparo, já que esses sujeitos traziam “vícios” do regime de cativeiros que poderia afetar o sossego público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - GABRIELLY PEREIRA ARAUJO- HISTÓRIA UEMA - 2021.pdf | 560.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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