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dc.creatorSilva, Sthefane Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-03T14:11:15Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T14:11:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Sthefane Pereira. Mobilidade pedonal no contexto de anéis viários: análise territorial e proposições para um trecho do Anel Viário de São Luís. 2024. 88f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3737pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3737-
dc.description.abstractThroughout the 20th century, Brazil witnessed the large-scale construction of highways, roads, viaducts, and road widening projects, which promoted the intensive use of private vehicles. The need for daily commuting, increased traffic in urban areas, haphazard city growth, and other factors have impacted mobility and road infrastructure, particularly in central areas where a significant portion of essential daily activities is concentrated. This has led to issues such as severe congestion and a lack of urban mobility. In this context, the construction of Ring Roads has emerged as an urban tool aimed at improving the transportation system by diverting the flow of goods and passengers away from central areas. Brazilian legislation (National Urban Mobility Policy - Law No. 12,587 of 2012) defines urban mobility as a condition that allows for the movement of people and goods across the territory. It is important to note that ring roads, or bypasses, fall under a type of road infrastructure focused primarily on addressing transportation issues, raising questions about their ability to accommodate other modes of mobility and accessibility on a human scale. The São Luís Ring Road encircles the city's central area, with part of it passing through the Historic Site, significantly influencing the city's mobility and transportation system. Therefore, the objective is to assess active pedestrian mobility within the São Luís Ring Road and propose guidelines for a specific section of the area. To achieve this, it will be necessary to understand the morphology of Ring Roads, their influence on urban planning, and emphasize how the origin of the Ring Road within São Luís' historical context is fundamental to understanding the advances and changes over the years. This understanding will then allow for an assessment of the potential strengths and weaknesses of the specific area where guidelines will be proposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Pedonalpt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectAnéis Viáriospt_BR
dc.subjectFluxo de cargas - passageirospt_BR
dc.subjectSistema de transportept_BR
dc.subjectInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subjectAnel viário - São Luís - MApt_BR
dc.subjectPedestrian Mobilitypt_BR
dc.subjectUrban Planningpt_BR
dc.subjectRing Roadspt_BR
dc.subjectFlow of cargo and passengerspt_BR
dc.subjectTransport systempt_BR
dc.subjectRoad infrastructurept_BR
dc.subjectRing road - São Luís - MApt_BR
dc.titleMobilidade pedonal no contexto de anéis viários: análise territorial e proposições para um trecho do Anel Viário de São Luíspt_BR
dc.title.alternativePedestrian mobility in the context of ring roads: territorial and proposals for a section of the São Luís Ring Roadpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5049351608461859pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alex Oliveira de-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, A. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2506979630136959pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Nadia Freitas-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, N. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302982120167208pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Paulo Henrique Fernandes-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, P. H. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446544784401535pt_BR
dc.description.resumoAo longo do século XX se presencia no Brasil a construção massiva de rodovias, estradas, viadutos e alargamento de vias, que favoreceram o uso intensivo de veículos particulares. A necessidade de deslocamento diário, as demandas de fluxos cada vez maiores no espaço urbano, o crescimento desordenado das cidades e etc., são fatores que impactam na mobilidade e na infraestrutura rodoviária, principalmente em áreas centrais onde se concentram grande parte das atividades rotineiras essenciais, o que potencializa problemáticas como grandes congestionamentos e ausência da mobilidade urbana. Nesse viés, surge a construção de Anéis Viários como instrumento urbano que se propõe a melhorar o sistema de transporte, desviando o fluxo de cargas e passageiros de áreas mais centrais. A Legislação Brasileira (Política Nacional de Mobilidade Urbana - Lei n° 12.587, de 2012) considera a mobilidade urbana uma condição que permite os deslocamentos de pessoas e produtos pelo território. Sendo assim, cabe ressaltar que os rodoanéis, contornos viários ou anéis viários se enquadram em um tipo de infraestrutura rodoviária que se concentra apenas em sanar problemas relacionados ao transporte, deixando em questão a viabilidade de tratar outros modais de mobilidade e acessibilidade na escala humana. O anel viário de São Luís circunda a área central da cidade, no qual parte dela permeia o Sítio Histórico, e possui grande influência para o sistema de mobilidade e de transporte da capital. Assim, pretende-se avaliar a mobilidade ativa pedonal do contorno viário de São Luís e indicar diretrizes para um trecho da área. Para isso, será necessário conhecer a morfologia dos Anéis Viários, compreendendo sua influência no planejamento urbano e enfatizar como se deu a origem do Anel Viário no contexto histórico de São Luís sendo de fundamental importância para compreender os avanços e mudanças ocorridas ao longo dos anos, para então entender as potencialidades e fragilidades do recorte onde serão propostas as diretrizes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis - UEMANETpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
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