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dc.creatorSantos, Wellington Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-11-21T14:03:41Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-21T14:03:41Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Wellington Barbosa dos. O natal também é dia de bater tambor: a festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal, em Anajatuba- MA. 2022. 146f. Dissertação (Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3612pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3612-
dc.description.abstractAs a result of a long debate between the university and social movements, a reformulation of the criteria that define a community as quilombola is under way. These criteria are systematized in Decree No. 4887/03 and refers to elements such as the “assumption of black ancestry connected to resistance to the historical oppression, specific territorialities and self-attribution”. Based on these criteria, the present work describes Saint Benedict’s Tambor de Crioula Festival, a festivity that takes place annually on the 24th and 25th of December in the Bacabal community, and is regarded as the main factor of quilombola identity. The festival has an extensive program, which starts in August and ends with the Christmas’ Tambor de Crioula, portraying the agricultural production and the social relations historically experienced in Bacabal. In addition, this festival assembles the Tambor de Crioula movement of the municipality of Anajatuba, as it is among the few to have a fixed date, what allows to scrutinize the plurality and richness of the Tambor de Anajatubapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFestapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTambor de Crioulapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectIdentidade Quilombolapt_BR
dc.subjectTambor de Crioula de São Beneditopt_BR
dc.subjectTambor de Anajatuba - pluralidade e riquezapt_BR
dc.subjectDecreto 4887/03pt_BR
dc.subjectTerritorialidade e resistênciapt_BR
dc.subjectPé de moleque - Economiapt_BR
dc.subjectQuebradeira de coco babaçupt_BR
dc.subjectMatança dos boispt_BR
dc.subjectTambor de crioula - personagens - Escolástico e Zé de Sá Vianapt_BR
dc.subjectPartypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCommunity Quilombolapt_BR
dc.subjectSocial Movementspt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectQuilombola Identitypt_BR
dc.subjectSão Benedito's Crioulapt_BR
dc.subjectDrum Anajatuba's Drum - plurality and wealth Dpt_BR
dc.subjectDecree 4887/03pt_BR
dc.subjectTerritoriality and resistancept_BR
dc.subjectPeque de moleque - Economypt_BR
dc.subjectBabassu coconut breakerpt_BR
dc.subjectOx slaughterpt_BR
dc.subjectCrioula drum - characters - Escolástico and Zé de Sá Vianapt_BR
dc.titleO natal também é dia de bater tambor: a festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal, em Anajatuba- MApt_BR
dc.title.alternativeChristmas is also a day to beat the drum: the feast of Saint Benedict and the construction of the quilombola identity of the Bacabal community, in Anajatuba- MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, W. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356254305269723pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Greilson José de-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Greilson José dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4772465405779643pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Patrícia Maria Portela-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3994-5741pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136569224144960pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreti, Mundicarmo Maria Rocha-
dc.description.resumoFruto de um longo debate da academia com os movimentos sociais, há em curso uma ressignificação dos critérios que definem uma comunidade como quilombola, sistematizados no decreto 4887/03 que aponta para elementos tais como a “presunção de ancestralidade negra, relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, territorialidades específicas e a autoatribuição”. Com base nesses critérios o presente trabalho trata de uma descrição da festa Tambor de Crioula de São Benedito, que acontece anualmente nos dias 24 e 25 de dezembro, na comunidade Bacabal, constituindo-se como o principal fator de identidade quilombola. A festa tem extensa programação que inicia em agosto e culmina com o Tambor de Crioula do natal, representando a produção agrícola e as relações de sociabilidade historicamente vivenciadas em Bacabal, e além disso a festa reúne o movimento de Tambor de Crioula da cidade, por estar entre as poucas que são de data fixa, permitindo uma análise da pluralidade e da riqueza do Tambor de Anajatubapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA - PPGCSPApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeografia Humanapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

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