Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Raimundo Nonato da Anunciação-
dc.date.accessioned2024-11-19T18:47:46Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-19T18:47:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Raimundo Nonato da Anunciação. Bumba meu boi da Fé em Deus, sotaque de zabumba: um olhar sobre a história, os instrumentos e as características. 2019. 80 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591-
dc.description.abstractIn Brazil, we have a rich cultural diversity, especially in terms of cultural folkloric movements, and this becomes more visible especially in the North and Northeast regions. In the Northeast region, in the case of Maranhão, we have the bumba-meu-boi game, which is very common and has its own particularities, especially in relation to accents. The objective of this monograph is to present the characteristics of bumba meu boi in the Zabumba da Fé em Deus accent, describing its historical trajectory, the characteristics of the zabumba accent and the instruments that help in the enchantment of the accent development. In this work, two research methodologies were applied: a bibliographical one and qualitative research, which will be present in the interviews with characters directly involved with the Boi da Fé em Deus Zabumba accent. However, we realize that the tradition and resistance of bumba meu boi in the accent of Zabumba da Fé em Deus encompasses an artistic space integrating itself inside and outside the June festivities in the State of Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectMovimentos folclóricospt_BR
dc.subjectSotaque de Zabumbapt_BR
dc.subjectBoi da Fé em Deuspt_BR
dc.subjectInstrumentos percussivos que dão sonoridade ao sotaquept_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectO Cantopt_BR
dc.subjectA dançapt_BR
dc.subjectA batucadapt_BR
dc.subjectZabumbapt_BR
dc.subjectPandeiropt_BR
dc.subjectTambor de fogopt_BR
dc.subjectMaracáspt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectFolklore movementspt_BR
dc.subjectZabumba accentpt_BR
dc.subjectPercussive instruments that give sonority to the accentpt_BR
dc.subjectTraditionpt_BR
dc.subjectSingingpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBatucadapt_BR
dc.subjectZabumbapt_BR
dc.subjectPandeiropt_BR
dc.subjectFire drumpt_BR
dc.subjectMaracaspt_BR
dc.titleBumba meu boi da Fé em Deus, sotaque de zabumba: um olhar sobre a história, os instrumentos e as característicaspt_BR
dc.title.alternativeBumba meu boi of Faith in God, zabumba accent: a look at the history, instruments and characteristicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, R. N. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.contributor.referee1Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.referee1IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.contributor.referee2Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee2IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee3Pontes, Marlene Maciel França-
dc.contributor.referee3IDPONTES, M.M.F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269809729234300pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil temos uma rica diversidade cultural, principalmente no que se refere aos movimentos folclóricos culturais e isso se torna mais visível principalmente nas regiões Norte e Nordeste. No que se refere a região nordeste, no caso do Maranhão, temos a brincadeira do bumba-meu-boi que é muito comum e que apresenta suas particularidades principalmente em relação aos sotaques. O objetivo dessa monografia é apresentar as características do bumba meu boi no sotaque de Zabumba da Fé em Deus, descrevendo o seu percurso histórico, as características do sotaque de zabumba e os instrumentos que ajudam no encantamento do desenvolvimento do sotaque. Neste trabalho foram aplicadas duas metodologias de pesquisa: uma bibliográfica e a pesquisa qualitativa que se fará presente nas entrevistas feitas com personagens envolvidos diretamente com o Boi da Fé em Deus sotaque de Zabumba. Contudo, percebemos que a tradição e a resistência do bumba meu boi no sotaque de Zabumba da Fé em Deus engloba um espaço artístico se integrando dentro e fora das festividades juninas no Estado do Maranhãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Dança; Cantopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAIMUNDO NONATO DA ANUNCIAÇÃO SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA4.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.