Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Raimundo Nonato da Anunciação | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T18:47:46Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19 | - |
dc.date.available | 2024-11-19T18:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raimundo Nonato da Anunciação. Bumba meu boi da Fé em Deus, sotaque de zabumba: um olhar sobre a história, os instrumentos e as características. 2019. 80 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3591 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, we have a rich cultural diversity, especially in terms of cultural folkloric movements, and this becomes more visible especially in the North and Northeast regions. In the Northeast region, in the case of Maranhão, we have the bumba-meu-boi game, which is very common and has its own particularities, especially in relation to accents. The objective of this monograph is to present the characteristics of bumba meu boi in the Zabumba da Fé em Deus accent, describing its historical trajectory, the characteristics of the zabumba accent and the instruments that help in the enchantment of the accent development. In this work, two research methodologies were applied: a bibliographical one and qualitative research, which will be present in the interviews with characters directly involved with the Boi da Fé em Deus Zabumba accent. However, we realize that the tradition and resistance of bumba meu boi in the accent of Zabumba da Fé em Deus encompasses an artistic space integrating itself inside and outside the June festivities in the State of Maranhão | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Movimentos folclóricos | pt_BR |
dc.subject | Sotaque de Zabumba | pt_BR |
dc.subject | Boi da Fé em Deus | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos percussivos que dão sonoridade ao sotaque | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | O Canto | pt_BR |
dc.subject | A dança | pt_BR |
dc.subject | A batucada | pt_BR |
dc.subject | Zabumba | pt_BR |
dc.subject | Pandeiro | pt_BR |
dc.subject | Tambor de fogo | pt_BR |
dc.subject | Maracás | pt_BR |
dc.subject | Cultural Diversity | pt_BR |
dc.subject | Folklore movements | pt_BR |
dc.subject | Zabumba accent | pt_BR |
dc.subject | Percussive instruments that give sonority to the accent | pt_BR |
dc.subject | Tradition | pt_BR |
dc.subject | Singing | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Batucada | pt_BR |
dc.subject | Zabumba | pt_BR |
dc.subject | Pandeiro | pt_BR |
dc.subject | Fire drum | pt_BR |
dc.subject | Maracas | pt_BR |
dc.title | Bumba meu boi da Fé em Deus, sotaque de zabumba: um olhar sobre a história, os instrumentos e as características | pt_BR |
dc.title.alternative | Bumba meu boi of Faith in God, zabumba accent: a look at the history, instruments and characteristics | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, R. N. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Estrela, Abraão Abreu | - |
dc.contributor.advisor1ID | ESTRELA, Abraão Abreu | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2602191549051342 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Estrela, Abraão Abreu | - |
dc.contributor.referee1ID | ESTRELA, Abraão Abreu | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2602191549051342 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosário, Willinson Carvalho do | - |
dc.contributor.referee2ID | ROSÁRIO, W. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1577530290991244 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pontes, Marlene Maciel França | - |
dc.contributor.referee3ID | PONTES, M.M.F. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269809729234300 | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil temos uma rica diversidade cultural, principalmente no que se refere aos movimentos folclóricos culturais e isso se torna mais visível principalmente nas regiões Norte e Nordeste. No que se refere a região nordeste, no caso do Maranhão, temos a brincadeira do bumba-meu-boi que é muito comum e que apresenta suas particularidades principalmente em relação aos sotaques. O objetivo dessa monografia é apresentar as características do bumba meu boi no sotaque de Zabumba da Fé em Deus, descrevendo o seu percurso histórico, as características do sotaque de zabumba e os instrumentos que ajudam no encantamento do desenvolvimento do sotaque. Neste trabalho foram aplicadas duas metodologias de pesquisa: uma bibliográfica e a pesquisa qualitativa que se fará presente nas entrevistas feitas com personagens envolvidos diretamente com o Boi da Fé em Deus sotaque de Zabumba. Contudo, percebemos que a tradição e a resistência do bumba meu boi no sotaque de Zabumba da Fé em Deus engloba um espaço artístico se integrando dentro e fora das festividades juninas no Estado do Maranhão | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música; Dança; Canto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAIMUNDO NONATO DA ANUNCIAÇÃO SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdf | PDFA | 4.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.