Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3538
Título: Arquitetura escolar: estudo preliminar para a escola Anexo COEDUC em São Luís, Maranhão
Título(s) alternativo(s): School architecture: preliminary study for the Annex COEDUC school in São Luís, Maranhão
Autor(es): Hirai, Tatiana Suemi Cardoso
Orientador: Feitosa, Nairama Pereira Barriga
Membro da Banca: Mota Junior, Jose Agnaldo Pereira
Membro da Banca: Pinto, Raoni Muniz
Data do documento: 2022-08-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem por objeto a arquitetura escolar em São Luís, Maranhão. O objetivo geral do trabalho consistiu na elaboração de um Estudo Preliminar Arquitetônico para a Escola Anexo COEDUC, que possibilite uma arquitetura com mais qualidade aos usuários em seus diversos sentidos, tendo em vista os aspectos que o ambiente de ensino de qualidade pode proporcionar aos seus usuários. Nos objetivos específicos, procurou-se construir um referencial teórico baseado no estudo de autores e seus conceitos acerca do tema arquitetura escolar, descrever o seu contexto histórico; elaborar um estudo a partir da análise de referências projetuais, sobre o que já foi produzido e soluções utilizadas que possam contribuir ao estudo de caso específico do trabalho; e identificar os problemas que interferem na eficácia da qualidade do ambiente, a partir do diagnóstico do estudo de caso da escola em questão. Para obter os resultados alcançados na elaboração do Estudo Preliminar para a Escola Anexo COEDUC em São Luís, Maranhão, foram realizados levantamentos bibliográficos, entrevistas, pesquisas, visitas in loco e análise de projetos similares.
Resumo: The present work has as its study object the school architecture in São Luís, Maranhão. The general objective of the work consisted in the elaboration of a preliminary architectural study for the Annex COEDUC School, which allows an architecture with more quality to users in its various senses, in view of the aspects that a quality teaching environment can provide to its users. During the study, in the specific objectives, there was an attempt to elaborate a theoretical framework based on the study of authors and their concepts on the subject of school architecture, describe its historical context; to prepare a study based on the analysis of project references, on what has already been produced and solutions used, which can contribute to the specific case study of the work; and to identify the problems that interfere in the effectiveness of the quality of the environment, from the diagnosis of the case study of the school in question. To obtain the results achieved in the preparation of the preliminary study for the school Annex COEDUC in São Luís, Maranhão, bibliographic surveys, interviews, surveys, on-site visits and analysis of similar projects were carried out.
Palavras-chave: Arquitetura escolar
Escola Anexo COEDUC
Desenvolvimento integral
Educação
São Luís
Ensino de qualidade
Aprendizagem
School architecture
COEDUC Annex School
Integral development
Education
Maranhão
Learning
Quality teaching
Saint Louis
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - TATIANA SUEMI CARDOSO HIRAI - CCT UEMA 2024.pdfPDF A22.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.