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dc.creatorSá Filho, Alan Rubens Silva-
dc.date.accessioned2024-11-07T19:41:49Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T19:41:49Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationSÁ FILHO, Alan Rubens Silva. Análise Exergética de um Motor a Combustão. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2021. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3536pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3536-
dc.description.abstractEven today, the knowledge about physical phenomena and the accurately identification of the processes that happens in an internal combustion engine are quite outdated, to the detriment of practical knowledge. Therefore, this work proposes the construction of a theoretical model capable of simulating a gasoline-powered spark ignition engine, considering the finite duration of combustion, the heat transmission of the gases to the cylinder walls and variation of the parameters of the combustion processes. admission and exhaustion. The modeling was carried out through a numerical simulation based on the Euler method, incrementing a thermodynamic model according to the developed theoretical load. The geometric modeling of the engine, the effect of the energy release law and the heat transfer effect were considered. The heat release function, in addition to its usual application, was used to simulate the effect of opening and closing the intake and exhaust valves. The parameterization of the model was based on data from a competition engine, Baja SAE, which is a challenge for engineering students where a prototype vehicle with off-road capability must be developed. Baja SAE competition regulation, establishes an universal engine, in this sense, the conclusions obtained in this project tend to obtain a practical result in a enviroment where the elimination of losses, such as the understanding of the process, should means an advantage over to the other competitors. Each result was compared with other studies carried out on the subject, pointing to combustion as the main source of irreversibilities and the advancement of the combustion start angle as a way to improve the performance of the engine in questionpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor a combustãopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectExergiapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectSimulação numéricapt_BR
dc.subjectCombustion enginept_BR
dc.subjectExergypt_BR
dc.subjectNumerical simulationpt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.titleAnálise Exergética de um Motor a Combustãopt_BR
dc.title.alternativeExergy Analysis of a Combustion Enginept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854773426674592pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Lima de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7801103802924540pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Reginaldo Nunes da-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Alisson Augusto Azevedo-
dc.description.resumoAinda hoje o nível de compreensão à cerca dos fenômenos físicos e a precisa identificação dos processos que se procedem dentro de um motor a combustão interna encontram-se bastante defasados em detrimento dos conhecimentos práticos. Logo propõe-se neste trabalho a construção de um modelo teórico capaz de simular um motor de ignição por faísca movido a gasolina, abrangendo a duração finita da combustão, a transmissão de calor dos gases para as paredes do cilindro e variação dos parâmetros dos processos de admissão e exaustão. A modelagem foi realizada através de uma simulação numérica baseada no método Euler, incrementado um modelo termodinâmico segundo a carga teórica desenvolvida. Foram consideradas a modelagem geométrica do motor, o efeito da lei da liberação de energia e o efeito da transferência de calor. A função da liberação de energia além de sua aplicação usual, foi utilizada para simular o efeito da abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. A parametrização do modelo deu-se a partir dos dados de um motor de competição, Baja SAE que é um desafio lançado para estudantes de engenharia no qual deve-se desenvolver um veículo protótipo com capacidade off-road. O regulamento das competições Baja SAE, estabelece um motor universal, nesse sentido, as conclusões obtidas nesse projeto tendem a obter um resultado prático em um cenário onde a eliminação de perdas, tal qual a compreensão do processo, pode representar uma vantagem significativa em relação aos demais competidores. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura, mostrando que a combustão é a principal causa de irreversibilidades. Além disso, o adiantamento do ângulo de início da combustão pode ser um método utilizado para melhorar o desempenho do motorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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