Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3523
Título: | Educação musical e musicalização como mecanismos de bem-estar emocional para idosos: um relato de experiência no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em Paço do Lumiar - MA |
Título(s) alternativo(s): | Musical education and musicalization as mechanisms of emotional well-being for the elderly: an experience report in the service of coexistence and strengthening of bonds in Paço do Lumiar - MA |
Autor(es): | Belfort, Vanessa Marques Ataide |
Orientador: | Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de |
Membro da Banca: | Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de |
Membro da Banca: | Carvalho, Rogério Lacerda |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O artigo aborda a importância e o impacto da Educação Musical e da Musicalização no bem-estar de idosos, com o auxílio da música maranhense. Utilizou-se como campo de pesquisa, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Paço do Lumiar, Maranhão. O principal objetivo foi descrever e analisar atividades musicais desenvolvidas com este grupo etário, enfatizando como o ensino de música, quando integrado à psicologia, pode oferecer novas possibilidades para a ressignificação de emoções e promover o bem-estar psicológico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma Pesquisa Bibliográfica e na técnica de observação das experiências vivenciadas pelos idosos participantes. Os resultados evidenciaram que as atividades musicais não apenas favorecem a expressão e gestão emocional entre os idosos, mas também contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida, fortalecimento de vínculos sociais e promoção da saúde mental. O ensino de música, neste contexto, revelou-se uma ferramenta valiosa para estimular a percepção, a aprendizagem, memória, a atenção, a coordenação motora e a interação social dos idosos, corroborando a ideia de que a música possui um vasto potencial terapêutico e educacional. Este estudo conclui que atividades de Musicalização e Educação Musical para idosos se apresenta como uma área promissora no contexto educacional atual, principalmente em programas voltados ao fortalecimento de vínculos e à promoção do bem-estar. A integração da música com práticas psicológicas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos idosos uma oportunidade única de redescoberta e valorização pessoal por meio da expressão musical. A pesquisa ressalta a necessidade de mais estudos e iniciativas que explorem o potencial da Educação Musical como uma estratégia eficaz para o envelhecimento saudável e ativo |
Resumo: | The article addresses the importance and impact of Music Education and Musicalization on the well-being of the elderly, with the help of music from Maranhão. The research field used was the Service for Coexistence and Strengthening of Bonds in Paço do Lumiar, Maranhão. The main objective was to describe and analyze musical activities developed with this age group, emphasizing how music education, when integrated with psychology, can offer new possibilities for the redefinition of emotions and promote psychological well-being. The research adopted a qualitative approach, based on a Bibliographic Research and the observation technique of the experiences lived by the elderly participants. The results showed that musical activities not only favor the expression and emotional management among the elderly, but also contribute significantly to improving the quality of life, strengthening social bonds and promoting mental health. Music education, in this context, has proven to be a valuable tool for stimulating perception, learning, memory, attention, motor coordination and social interaction in the elderly, corroborating the idea that music has vast therapeutic and educational potential. This study concludes that music education and music education activities for the elderly are promising areas in the current educational context, especially in programs aimed at strengthening bonds and promoting well-being. The integration of music with psychological practices enriches the teaching-learning process, offering the elderly a unique opportunity for rediscovery and personal appreciation through musical expression. The research highlights the need for more studies and initiatives that explore the potential of music education as an effective strategy for healthy and active aging |
Palavras-chave: | Educação musical Musicalização Idosos Bem-estar emocional Pesquisa Bibliográfica Educação infantil Musical education Educação Musical Psicoterapêutica Musicalization Elderly Emotional well-being Bibliographical research Early childhood education Psychotherapeutic musical education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - VANESSA MARQUES ATAIDE BELFORT - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdf | PDFA | 201.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.