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Título: Educação escolar quilombola : produção de material didático para o ensino de história em comunidades quilombolas
Título(s) alternativo(s): Quilombola school education: production of teaching materials for teaching history in quilombola communities
Autor(es): Soares Júnior, Antonio José Cunha
Orientador: Borralho, José Henrique de Paula
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Membro da Banca: Barros, Antonio Evaldo Almeida
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho trata da educação escolar quilombola e tem por objetivo geral compreender o processo de produção de materiais didáticos, para a realidade dos quilombos. Este trabalho surge do contato com a Comunidade do Cajueiro I de Alcântara – MA, através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (PIBEX) com período de vigência 2019 a 2020. Adotamos para pesquisa bibliográfica o suporte teórico de autores como Almeida (2002), Moura (2007), Lima (2006), para que entender as dinâmicas dos quilombos e seus conceitos. Além de Hofstaetter (2015) Soares (2016), Cruz & Rodrigues (2017), Carril (2017), para dar suporte em relação as questões educacionais quilombolas e produção de material didático. Os documentos legais também se fizeram essenciais, a exemplo a Constituição Brasileira de 1988 e a LDBEN n. 9.394/96.,Lei n° 10639/03 que deu grande suporte para criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A pesquisa documental e bibliográfica foi utilizada como metodologia. Através das pesquisas foi possível perceber que a educação escolar quilombola ainda se encontra gatinhando e precisa receber maior atenção em vários aspectos básicos, como estrutura das escolas, formação dos professores, estes que muitas vezes se encontram sem suporte didático. O ensino de História tem grande importância nesse contexto, pois a disciplina tem a capacidade utilizar o passado para valorizar e fazer a cultura das comunidades quilombolas, mas nem sempre encontra nos livro didáticos suporte necessário para conseguir atingir o objetivo propostos pela educação especifica. A produção de materiais/livros didáticos se torna importante por ser capaz de auxiliar o professor no ensino desde que consiga englobar questões do cotidiano da comunidade quilombola e dessa forma pode contribuir, tanto para educação, melhorar autoestima e conservação dos saberes da população, tornando a Educação Escolar Quilombola uma ação afirmativa de fato.
Resumo: This work deals with quilombola school education and its general objective is to understand the process of production of teaching materials for the reality of quilombos. This work arises from the contact with the Community of Cashew Tree I of Alcântara - MA, through the Institutional Extension Scholarship Program of the State University of Maranhão (PIBEX) with a period from 2019 to 2020. We adopted for bibliographical research the theoretical support of authors such as Almeida (2002), Moura (2007), Lima (2006), in order to understand the dynamics of quilombos and their concepts. In addition to Hofstaetter (2015) Soares (2016), Cruz & Rodrigues (2017), Carril (2017), to provide support in relation to quilombola educational issues and production of teaching materials. Legal documents were also essential, such as the Brazilian Constitution of 1988 and LDBEN n. 9.394/96., Law No. 10639/03 which provided great support for the creation of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education (DCNEEQ). Documentary and bibliographic research was used as a methodology. Through research, it was possible to see that quilombola school education is still crawling and needs to receive more attention in several basic aspects, such as the structure of schools, teacher training, who often find themselves without didactic support. The teaching of History is of great importance in this context, as the subject has the ability to use the past to value and create the culture of quilombola communities, but it does not always find the necessary support in textbooks to achieve the objective proposed by specific education. The production of textbooks/materials becomes important for being able to assist the teacher in teaching as long as it can cover everyday issues of the quilombola community and, in this way, it can contribute, both to education, to improve self-esteem and conservation of the population's knowledge, making the Quilombola School Education an affirmative action in fact.
Palavras-chave: Quilombo
Educação Escolar Quilombola
Material didático
Ensino de História
Pedagogia
História
Maranhão
Brasil
Alcântara
Quilombo School Education
Teaching Material
History Teaching
Pedagogy
History
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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