Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3510
Título: Logística reversa de pós-consumo: o caso da empresa KM-Zero troca de óleo lubrificantes em São Luis-MA
Título(s) alternativo(s): Post-consumer reverse logistics: the case of the KM-Zero lubricant oil change company in São Luis-MA
Autor(es): Santos, Neyson José Nunes dos
Orientador: Rabelo, Weslley Phelix Silveira
Membro da Banca: Carvalho, Roosevelth Ramos Barroso
Membro da Banca: Garcez, Railson Marques
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Diante das constantes mudanças no mercado, como diminuição do ciclo de vida dos produtos e a necessidade das pessoas em consumir produtos de empresas ecologicamente correta, as organizações têm cada vez mais que trabalhar para se adaptarem a essas mudanças. Neste contexto a logística reversa é uma ferramenta muito poderosa para suprir tais necessidades. Sendo assim este estudo tem como objetivo principal, analisar a empresa e como as boas práticas da destinação correta de seus resíduos, podem ser utilizadas como vantagem competitiva. A pesquisa se caracterizou como exploratória, e como estratégia foi utilizado um estudo de caso em uma empresa de troca de óleo lubrificantes automotivos, os dados foram coletados em forma de questionários com a abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados obtidos permitiram constatar que do ponto de vista dos clientes, apesar de 80% concordarem que a logistica reversa é muito importante para as empresas desse segmento, apenas 20% entendem que uma empresa ambientalmente responsável é um fator determinante para a escolha de onde realizar o serviço. E de acordo com o proprietário, a empresa pratica a logística reversa, porém é algo que é feito somente em razão dos parâmetros legais, a principal preocupação do gestor dessa empresa, é que ele não venha sofrer penalidades pelo descumprimento da legislação
Resumo: In the face of constant changes in the market, such as shortened product life cycles and people's need to consume products from environmentally friendly companies, organizations have to work harder to adapt to these changes. In this context, reverse logistics is a very powerful tool for meeting such needs. Thus, this study has as its main objective, to analyze the company and how the good practices of the correct disposal of its residues can be used as a competitive advantage. The research was characterized as exploratory, and as strategy was used a case study in a company of automotive lubricant oil exchange, the data were collected in the form of questionnaires with the qualitative and quantitative approach. From the data obtained, it can be seen that from the customers' point of view, although 80% agree that reverse logistics is very important for companies in this segment, only 20% understand that an environmentally responsible company is a determining factor in choosing where to do it. the service. And according to the owner the company practices reverse logistics, but it is something that is done only because of the legal parameters, the main concern of the manager of this company, is that he will not suffer penalties
Palavras-chave: Logística reversa
Diferencial competitivo
Organizações
Empresa
Resíduos
Óleo lubrificantes automotivos
São Luís - Maranhão
Brasil
Reverse logistics
Competitive advantage
Organizations
Company
Waste
Automotive lubricating oil
São Luís - Maranhão
Brazil
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO- NÊYSON JOSE NUNES DOS SANTOS- ADMINISTRAÇÃO -CCSA UEMA 2019.pdfPDF A520.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.