Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3501
Título: Planejamento estratégico: o Método Grumbach em uma microempresa
Título(s) alternativo(s): Strategic planning: the Grumbach Method in a micro-enterprise
Autor(es): Cunha, Guilherme Silva
Orientador: Farias, William Jobim
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: No ramo empresarial, as microempresas em termos quantitativos são as maiores no Brasil, pois representam a oportunidade de crescimento para milhões de brasileiros, uma vida melhor ou a realização de um sonho, mas em contrapartida são as que mais decretam falência. O presente artigo tem como objetivo geral implementar o Planejamento Estratégico (PE) na Empresa X (nomenclatura usada para a empresa objeto de estudo) através de uma das ferramentas do PE, o Método Grumbach. Os objetivos específicos são primeiramente apresentar a percepção dos atores internos sobre o método a ser adotado por meio de uma entrevista semiestruturada, verificar a aceitação do Método Grumbach por parte desses atores durante o processo de Elaboração do PE e colher os principais aspectos positivos e negativos do PE segundo a percepção dos participantes. O problema se dá com a percepção dos representantes da Empresa X sobre a ferramenta do PE como elemento norteador das decisões. O trabalho inicia-se com a definição dos objetivos geral e específico e segue com o referencial teórico, que representa o embasamento do tema sob a perspectiva de outros autores, na metodologia foi utilizado o método Fenomenológico (que compreende as percepções dos atores sobre o assunto). Como melhora para o quadro da Empresa X foi proposto que a mesma invista em produtos alternativos para gerar mais lucratividade e aumentar seu caixa para conseguir comprar seus produtos de fornecedores sem dificuldades, assim como a criação de um site e inserir a empresa nas redes sociais para melhor divulgação de seus produtos oferecidos
Resumo: In the business sector, microenterprises in quantitative terms are the largest in Brazil, as they represent the opportunity for growth for millions of Brazilians, a better life or the realization of a dream, but in return are the ones that most bankrupt. This article aims to implement the Strategic Planning (PE) in Company X (nomenclature used for the company object of study), through the Grumbach Method. The specific objectives are first to present the perception of internal actors through semi-structured interviews, verify the acceptance of the Grumbach method by these actors during the EP Elaboration process and gather the main positive and negative aspects of the EP according to the participants' perception. The problem is with the perception of representatives of Company X about the EP tool as a guiding element of decisions. The work begins with the definition of the general and specific objectives and follows with the theoretical framework, which represents the basis of the theme from the perspective of other authors. The methodology used the Phenomenological method (which comprises the perceptions of the actors on the subject). As an improvement to Company X, it was proposed that it invest more in alternative products to generate more profitability and increase its cash to be able to buy its products from suppliers without difficulties, as well as creating a website and inserting the company in social networks for better dissemination of your offered products
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Método Grumbach
Microempresas
Administração empresarial
Brasil
Strategic planning
Grumbach method
Micro-enterprises
Business administration
Brazil
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GUILHERME SILVA CUNHA-ADMINISTRAÇÃO CCSA- UEMA- 2019.pdfPDF A376.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.