Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro , Naiane Ferreira-
dc.date.accessioned2024-11-01T18:51:47Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T18:51:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCASTRO, Naiane Ferreira. Inovação: uma análise das políticas e práticas desenvolvidas na UEMA, para implementação e desenvolvimento de um ambiente criativo. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3498pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3498-
dc.description.abstractThe public universities nowadays seek more often to innovate, as for many years they traditionally followed only the line of teaching, research and extension, respecting the principle of indissociability. Innovation in public universities serves as the strategic capacity to develop new organizational and technical processes of production and distribution of knowledge or technology transfer, through innovation agencies, which seek to create an environment capable of creating innovative solutions to everyday problems. It is an exploratory and descriptive survey, as to the means, a bibliographic and field survey, because a questionnaire was used for the primary data survey. The technique of content analysis was used to analyze the data and arrive at the answer to the research problem, which is to know if the current policies and practices of the Uema promote an environment capable of generating innovative solutions applied to the needs of society and other objectives. The innovation and entrepreneurship agency Marandu is a new organism, so many teachers and students have no knowledge about its existence. The agency aims to bring the university closer to the market, providing opportunities for innovation and entrepreneurship. One of the agency's actions is the implementation of the entrepreneurship discipline in all Uema courses and it is already in course the creation of a business incubator. The universities need to adopt innovation as a strategy to obtain competitive advantages. What about universities, they must manage knowledge so that can be transformed into innovations for societypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAgência de Inovaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subjectProcessos organizacionaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectInnovation Agencypt_BR
dc.subjectPublic universitiespt_BR
dc.subjectOrganizational processespt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleInovação: uma análise das políticas e práticas desenvolvidas na UEMA, para implementação e desenvolvimento de um ambiente criativopt_BR
dc.title.alternativeInnovation: an analysis of the policies and practices developed at UEMA to implement and develop a creative environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCASTRO, N. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269140742624067pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Áurea Celeste da Costa-
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, Á. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7281004775553558pt_BR
dc.contributor.referee1Morais , José Ribamar da Silva-
dc.description.resumoAs universidades públicas atualmente buscam com mais frequência inovar, pois por muitos anos tradicionalmente seguiam apenas a linha de ensino, pesquisa e extensão, respeitando o princípio da indissociabilidade. A inovação nas universidades públicas serve como a capacidade estratégica de desenvolver novos processos organizacionais e técnicos de produção e distribuição de conhecimento ou de transferência tecnológica, através das agências de inovação, que buscam criar uma ambiência capaz de proporcionar criações de soluções inovadoras para problemas do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos meios, uma pesquisa bibliográfica e de campo, pois utlizou-se um questionário para o levantamento de dados primários. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados e chegar a resposta ao problema da pesquisa, que é saber se as atuais políticas e práticas da Uema, promovem uma ambiência capaz de gerar soluções inovadoras aplicadas às necessidades da sociedade e aos demais objetivos. A agência de inovação e empreendedorismo Marandu é um organismo novo, por isso muitos docentes e discentes não possuem conhecimento acerca da sua existência. A agência tem o objetivo de aproximar a universidade com o mercado, proporcionando oportunidades de inovação e empreendedorismo. Uma das ações da agência é a implementação da disciplina de empreendedorismo em todos os cursos da Uema e já está em curso a criação de uma incubadora de empresas. As universidades necessitam adotar a inovação como estratégia para obter vantagens competitivas. No caso das universidades, elas devem gerir o conhecimento de forma que este conhecimento possa se transformar em inovações para a sociedadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqOrganizações Públicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-NAIANE FERREIRA CASTRO- ADMINISTRAÇÃO CCSA UEMA 2020.pdfPDF A556.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.