Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jayr Torres e-
dc.date.accessioned2024-10-30T18:27:43Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T18:27:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Jayr Torres e. Escala Pentatônica blues: um relato de experiência no curso de guitarra da escola de música Lilah Lisboa de Araújo. 2018. 45 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3438pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3438-
dc.description.abstractThis research suggests demonstrating the blues pentatonic scale as an indispensable tool in guitar study with regard to improvisation. Its organization was based on the improvisation of four EMEM students from the 2017 Guitar Course. In order to analyze the examples that follow, the researcher establishes an analysis parameter consisting of a minor pentatonic scale as a basis for improvisation for each student, followed by drawings of this scale so that the student would have one more skill at the time of improvisation, precisely to use the entire guitar neck. The parameter was established of degrees of harmony according to the given scale, and the penta pattern 0 (which corresponds to the blues note) will demonstrate the number of notes out, that is, through the improvisation of each student (example) the level of conscious notes that this student can execute will be demonstrated, even if they are basic level students. The result was four of the selected students performing the blues pentatonic scale covering the entire guitar neck and allowing the students to use a drawing to create the range of new sounds within the same scalept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscala Pentatônicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectRelato de caso de improvisação com escala pantatônica bluespt_BR
dc.subjectPentatonic Scalept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectCase report of improvisation with the blues pantatonic scalept_BR
dc.titleEscala Pentatônica blues: um relato de experiência no curso de guitarra da escola de música Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.title.alternativeBlues Pentatonic Scale: an experience report on the guitar course at the Lilah Lisboa de Araújo music schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, J. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.contributor.referee1Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.referee1IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa sugere a demonstração da escala pentatônica blues como ferramenta indispensável no estudo de guitarra no que diz respeito a improvisação. A organização desta foi baseada na improvisação de quatro alunos da EMEM do Curso de Guitarra ano 2017. Para a análise dos exemplos que se seguem o pesquisador estabelece um parâmetro de análise constituído de uma escala pentatônica menor como base para improvisação para cada aluno, seguido dos desenhos desta escala para que o aluno tivesse mais uma habilidade no momento da improvisação, justamente para utilizar todo o braço da guitarra. Constituiu-se o parâmetro de graus da harmonia conforme a escala dada, e o padrão penta 0(que corresponde a nota blues) vai demonstrar o número de notas fora, ou seja, pela improvisação de cada aluno (exemplo) se demonstrará o nível de notas conscientes que esse aluno consegue executar, mesmo sendo alunos de nível básico. A resultante foram quatro dos alunos selecionados executando a escala pentatônica blues abrangendo todo o braço da guitarra e fazendo com que os alunos conseguissem a partir de um desenho a amplitude de novos sons dentro da mesma escalapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JAYR TORRES E SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA405.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.