Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Milena Boaes dos-
dc.date.accessioned2024-10-29T19:17:09Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2024-10-29T19:17:09Z-
dc.date.issued2021-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Boaes dos. Uso do território ludovicense pelo ctcuito hip hop: pela ascensão das dinâmicas cultulais nos lugares. 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3428pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3428-
dc.description.abstractThis research aims to highlight the cultural dynamics raised in úe city of São Luis do Maranhão by the hip ftop culture. Emerging in the United States in the late 1960s, àlp áop culture entered Ludovician territory in the 1980s and today asserts itself as a dialectical manifestation of resistance to the established powers. Using a methodology supported by a bibliographic and documental survey, as well as fieldwork (technical visits, applicatiou of questionnaires and semi-structured interv'iews), the typology/top ology of hip Àop culture is analyzed, adopting the notions of "cultural circuit aurd Scene" proposed by Alves (2005; 2014), instrumental in thc investigation of systems of objects and actions dynamized around a particular cultuÍal manifestation. In these notions, we have inputs of method for the examination of the hip hop circuit sheltered in the Sào Luís region. Based on such assumptions, we initially tried to carry out a periodization of úe hip hop circuit in São Luís. contemporaneity of the Ludovician }rp Àop circuit, we highlight the agents, objects, technical systems, fixed and flows a^ssociated with rap baÍlles, one ofthe circuiís musical moments. Then, we approached the "home studios", the smaller "home" studios. as points of resistance, diffusers of information from the diverse more linked to places, showing úe dcnsiry of fixed and articulations dircctcd to the phonographic production of rap seeking , thus, reÍlect on the artistic and political elements of úis dynamic culture ofplaccs. Thus, we inventoried six possessions (cultural centcrs) of hip hop,weverified the existence of eighteen phonographic studios responsible for the communicational diffusion ofthe cultural circuit, in addition to seventeen rhyming battles acting in different places in the citypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectSão Luispt_BR
dc.subjectUso do Territóriopt_BR
dc.subjectManifestação culturalpt_BR
dc.subjectCircuito culturalpt_BR
dc.subjectUse of Tenitorypt_BR
dc.subjectCultural manifestationpt_BR
dc.subjectCultural circuitpt_BR
dc.titleUso do território ludovicense pelo ctcuito hip hop: pela ascensão das dinâmicas cultulais nos lugarespt_BR
dc.title.alternativeUse of the territory of São Luís by the hip hop culture: for the rise of cultural dynamics in placespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3762878922510464pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Cristiano Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2348157286819022pt_BR
dc.contributor.referee1Antipon, Livia Cangiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8378003332402652pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Kauê Lopes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3616621621327336pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo evidenciar as dinâmicas culturais suscitadas na cidade de São Lús do Maranhão pela cultu ra hip hop. Surgida nos Estados Unidos no final dos anos 1960, a ulttrra hip ftop adentra o território ludovicense na década de 1980 e hoje afirma-se como uma manifestação dialética de resistência aos podercs instituídos. Com metodologia amparada em levantamento bibliográfico e documental, bem como em trabalhos de campo (visitas técnicas, aplicação de questionários e entrevistas semiestrutuÍadas) analisa-se a tipologirtopologia da cultura lnp hop, adotando como ferramenta de análise as noções de "Circuito cultural e Cena" proposta por Alves (2005; 2014), cixo instrumental à investigação de sistemas de objetos e ações dinamizados em tomo de uma determinada manifestação cultural. Tem-se nessas noções entradas de método para o examc do circuito hip hop abngado na região de São Luís. Baseados em tais pressupostos, tratamos inicialmente de realizar uma periodizaçào do circuito irp lrop em São Luís. Em um segundo momento, almcjando um exame da contemporaneidade do circuito Àlp Àop ludovicense, destacamos os agentes, objetos, sistemas técnicos, fixos e Íluxos associados às batalhas de rap, um dos momentos musicais do circuito. Em seguida, abordamos os "home studios ", os estudios "caseiros" de menor porte, como pontos de resistência, difusores de uma informação do diverso mais ligada aos lugares, evidenciando a densidade de fixos e articulações direcionados para a produção fonográfica do rap buscando, assim, refletir sobre os elementos artísticos e políticos dessa cultura dinamizadora dos lugares. Inventariamos, assim, seis posses (núcleos culturais) de hip hop, constatamos a existêrrcia de dezoito cstudios fonográficos responsáveis pela difusão comunicacional do circuito cultural, alóm de dezessete batalhas de rimas atuando cm distintos lugares da urbept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MILENA BOAES DOS SANTOS - LIC. GEOGRAFIA CECEN UEMA 2022.pdfPDF A14.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.