Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3416
Título: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: concepção e atuação do professor de música
Título(s) alternativo(s): Attention deficit hyperactivity disorder: conception and performance of the music teacher
Autor(es): Moreira, Alexsandra dos Santos
Orientador: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Araújo, Carlos Eduardo de Carvalho
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Análise dos parâmetros utilizados na gestão de comportamentos desatentos e hiperativos de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Tem como objetivo identificar quais as formas de atuação no contexto escolar que os professores de música utilizam e acham mais adequadas e se os mesmos se consideram capacitados para atuar com alunos com TDAH. A pesquisa foi realizada com 21 graduandos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão que já realizaram pelo menos uma disciplina de estágio ou estão inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que normalmente aparece na infância. Com muita frequência, este tipo de problema acompanhará a criança por toda a sua vida, gerando inúmeros contratempos, sobretudo na fase de aprendizado nos Ensinos Fundamental e Médio. A utilização da Música no contexto escolar favorece o desempenho destes alunos em tarefas rotineiras, nas quais eles apresentavam desempenho prejudicado e podem, ainda, potencializar sua criatividade e despertá-la para outras áreas. Sabendo disso, este trabalho pretende analisar o grau de conhecimento e preparo dos professores para lidar com o aluno que apresenta comportamento característico do TDAH e evidenciar a importância de refletirmos sobre a prática pedagógica adotada nas escolas para o ensino de Música
Resumo: Analysis of the parameters used in the management of inattentive and hyperactive behaviors of students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). The objective is to identify which forms of action in the school context are used and considered most appropriate by music teachers and whether they consider themselves qualified to work with students with ADHD. The research was conducted with 21 undergraduate students of the Bachelor's Degree in Music at the State University of Maranhão who have already completed at least one internship course or are enrolled in the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID). According to the Brazilian Association for Attention Deficit (ABDA), ADHD is a neurobiological disorder with genetic causes that usually appears in childhood. Very often, this type of problem will accompany the child throughout his/her life, causing numerous setbacks, especially during the learning phase in Elementary and High School. The use of Music in the school context favors the performance of these students in routine tasks, in which they previously presented impaired performance, and can also enhance their creativity and awaken it in other areas. Knowing this, this work aims to analyze the level of knowledge and preparation of teachers to deal with students who present behavior characteristic of ADHD and highlight the importance of reflecting on the pedagogical practice adopted in schools for teaching Music
Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
TDAH na escola
TDAH e educação musical no contexto escolar
Educação
Ensino de música
Abordagem para o trabalho com TDAH
Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD)
ADHD in schools
ADHD and music education in the school context
Education
Music teaching
Approach to working with ADHD
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALEXSANDRA DOS SANTOS MOREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA685.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.