Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araujo, Yolanda Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:19:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T14:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Yolanda Rodrigues. A percepção de gestores e colaboradores sobre a aprendizagem organizacional em uma empresa de ótica de São Luís-MA. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362 | - |
dc.description.abstract | The aim of this article was to identify the organizational learning strategies adopted by an optical company that contribute to the improvement of its employees. It was based on large theorists who talk about the theme organizational learning and the theoretical framework was made addressing learning at the organizational, individual and collective levels, learning strategies, for better understanding and for achieve the objectives of this research. It was conducted in a single-case study. The questionnaire application technique was used to collect data. The different learning methods used and made possible by the company were related, as well as the degree of realization and application of strategies used by managers and employees to learn at work. The result was presented in three parts, the first brings the profile of the respondents, the second presents the organizational learning methods made possible by the company, the third party presented a degree of execution of strategies to learn at work. and observing the categories of learning strategies it was possible to identify with greater amplitude in the company the use of strategies of cognitive and behavioral categories | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gestores e funcionários | pt_BR |
dc.subject | São Luís do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Organization | pt_BR |
dc.subject | Learning Strategies | pt_BR |
dc.subject | Managers and employees | pt_BR |
dc.subject | São Luís do Maranhão | pt_BR |
dc.title | A percepção de gestores e colaboradores sobre a aprendizagem organizacional em uma empresa de ótica de São Luís-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The perception of managers and employees about organizational learning at an optical company in São Luís-MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | ARAUJO, Y. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5285036477375185 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Thiago Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA, T. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356034547531411 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente artigo foi identificar as estratégias de aprendizagem organizacional adotadas por uma empresa de ótica que contribuem para o aprimoramento de seus funcionários. Fundamentou-se em grandes teoricos que falam sobre a temática aprendizagem organizacional e fez-se o referencial téorico abordando a aprendizagem nos niveis organizacional, individual, coletivo e estratégias de aprendizagem, para melhor compreensão e para alcançar os objetivos desta pesquisa. Foi realizado em um estudo de caso único. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de aplicação de questionário. Relacionou-se os diferentes métodos de aprendizagem utilizados e viabilizados pela empresa, assim como o grau de realização e aplicação de estratégias utilizadas por gestores e funcionários para aprender no trabalho. O resultado foi apresentado em três partes, a primeira traz o perfil dos respondentes, a segunda apresenta os métodos de aprendizagem organizacional viabilizados pela empresa e a terceira parte apresentou o grau de execução das estratégias para aprender no trabalho. Observando as categorias de estratégias de aprendizagem foi possível identificar com maior amplitude na empresa o uso de estratégias das categorias cognitivas e comportamentais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração de empresas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO-YOLANDA RODRIGUES ARAUJO-ADMINISTRAÇÃO CCSA UEMA 2019.pdf | PDF A | 206.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.