Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Yolanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-23T14:19:42Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T14:19:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Yolanda Rodrigues. A percepção de gestores e colaboradores sobre a aprendizagem organizacional em uma empresa de ótica de São Luís-MA. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3362-
dc.description.abstractThe aim of this article was to identify the organizational learning strategies adopted by an optical company that contribute to the improvement of its employees. It was based on large theorists who talk about the theme organizational learning and the theoretical framework was made addressing learning at the organizational, individual and collective levels, learning strategies, for better understanding and for achieve the objectives of this research. It was conducted in a single-case study. The questionnaire application technique was used to collect data. The different learning methods used and made possible by the company were related, as well as the degree of realization and application of strategies used by managers and employees to learn at work. The result was presented in three parts, the first brings the profile of the respondents, the second presents the organizational learning methods made possible by the company, the third party presented a degree of execution of strategies to learn at work. and observing the categories of learning strategies it was possible to identify with greater amplitude in the company the use of strategies of cognitive and behavioral categoriespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestores e funcionáriospt_BR
dc.subjectSão Luís do Maranhãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectOrganizationpt_BR
dc.subjectLearning Strategiespt_BR
dc.subjectManagers and employeespt_BR
dc.subjectSão Luís do Maranhãopt_BR
dc.titleA percepção de gestores e colaboradores sobre a aprendizagem organizacional em uma empresa de ótica de São Luís-MApt_BR
dc.title.alternativeThe perception of managers and employees about organizational learning at an optical company in São Luís-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDARAUJO, Y. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285036477375185pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Thiago Cardoso-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, T. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356034547531411pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo foi identificar as estratégias de aprendizagem organizacional adotadas por uma empresa de ótica que contribuem para o aprimoramento de seus funcionários. Fundamentou-se em grandes teoricos que falam sobre a temática aprendizagem organizacional e fez-se o referencial téorico abordando a aprendizagem nos niveis organizacional, individual, coletivo e estratégias de aprendizagem, para melhor compreensão e para alcançar os objetivos desta pesquisa. Foi realizado em um estudo de caso único. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de aplicação de questionário. Relacionou-se os diferentes métodos de aprendizagem utilizados e viabilizados pela empresa, assim como o grau de realização e aplicação de estratégias utilizadas por gestores e funcionários para aprender no trabalho. O resultado foi apresentado em três partes, a primeira traz o perfil dos respondentes, a segunda apresenta os métodos de aprendizagem organizacional viabilizados pela empresa e a terceira parte apresentou o grau de execução das estratégias para aprender no trabalho. Observando as categorias de estratégias de aprendizagem foi possível identificar com maior amplitude na empresa o uso de estratégias das categorias cognitivas e comportamentaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO-YOLANDA RODRIGUES ARAUJO-ADMINISTRAÇÃO CCSA UEMA 2019.pdfPDF A206.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.