Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3353
Título: | A musicalização de alunos com deficiências da APAE São Luís |
Título(s) alternativo(s): | Musicalization of students with disabilities at APAE São Luís |
Autor(es): | Amorim Júnior, Urbano dos Santos |
Orientador: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Membro da Banca: | Pontes , Marlene Marciel França |
Membro da Banca: | Gusmão, Edilson Fonseca |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta monografia trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo discutir o processo de musicalização que foi desenvolvido com quinze alunos (a) com deficiências cognitivas e múltiplas da rede de educação da Associação de Pais e Alunos Excepcionais de São Luís- APAE, este processo de musicalização finalizou-se com a participação destes alunos no X Festival Nossa Arte, fase Estadual. Como objetivos específicos discorremos sobre as contribuições das atividades musicais para os alunos, as experiências desenvolvidas e as relações da pessoa com deficiências e a música. Possuindo caráter qualitativo, este trabalho é uma monografia descritiva a qual utilizou como metodologia duas modalidades de pesquisa: pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada através de revisão de literatura buscando compreender desde o processo de exclusão de direitos da pessoa com deficiências, ou seja, de que forma estas pessoas foram sendo tratadas através dos tempos e de como foram adquirindo seus direitos como cidadãs ademais, buscou-se também analisar o desenvolvimento da Educação Especial concernindo as diferentes mudanças de paradigmas: da institucionalização; da integração e o da inclusão, ademais procurou-se compreender a importância da música e de seu ensino para o desenvolvimento global da pessoa com deficiência por fim mostrarmos os fundamentos teóricos e musicais dos educadores e músicos do século XX e suas contribuições inovadoras para o processo desenvolvimento de novas propostas de ensino da música; na segunda modalidade de pesquisa foi feito uma pesquisa de campo, coletando-se informações por meio de entrevistas estruturadas abertas, direcionadas aos professores e coordenadores e ainda de depoimentos de mães e alunos. Contribuir com a formação dos alunos com deficiência a exercitar sua musicalidade, proporcionou a nós educandos da licenciatura em música vivenciarmos uma experiência diferente do ensino musical para além da sala de aula formal. Acreditamos que esta foi uma rica experiência, o qual contribuiu com a formação humana e profissional de todas as pessoas envolvidas |
Resumo: | This monograph is an experience report that aims to discuss the musicalization process that was developed with fifteen students with cognitive and multiple disabilities from the education network of the Association of Parents and Exceptional Students of São Luís - APAE. This musicalization process ended with the participation of these students in the X Nossa Arte Festival, State phase. As specific objectives, we discuss the contributions of musical activities for the students, the experiences developed and the relationship between people with disabilities and music. This qualitative work is a descriptive monograph that used two research methods: bibliographical research, which was carried out through a literature review seeking to understand the process of exclusion of rights of people with disabilities, that is, how these people were treated over time and how they acquired their rights as citizens. Furthermore, we also sought to analyze the development of Special Education concerning the different paradigm changes: institutionalization; integration and inclusion. Furthermore, we sought to understand the importance of music and its teaching for the overall development of people with disabilities. Finally, we showed the theoretical and musical foundations of 20th century educators and musicians and their innovative contributions to the process of developing new music teaching proposals. In the second type of research, field research was conducted, collecting information through open structured interviews directed at teachers and coordinators, as well as testimonies from mothers and students. Contributing to the training of students with disabilities to exercise their musicality provided us, students of the music degree program, with a different experience of music education beyond the formal classroom. We believe that this was a rich experience, which contributed to the human and professional development of all those involved |
Palavras-chave: | Inclusão Música Educação Especial Musicalização Revisão de literatura Pesquisa bibliográfica Musicalização na rede de educação da Associação de Pais e Alunos Excepcionais de São Luís- APAE A inclusão por meio do Festival Nossa Arte Inclusion Music Special Education Musicalization Literature review Bibliographic research Musicalization in the education network of the Association of Parents and Students with Exceptional Needs of São Luís - APAE Inclusion through the Nossa Arte Festival |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - URBANO DOS SANTOS AMORIM JÚNIOR - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdf | PDFA | 500.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.