Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Sérgio Antonio Costa-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:39:13Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2024-10-21T17:39:13Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sérgio Antonio Costa. Acessibilidade Urbana no Espaço Público da Cidade de São Luís -MA:obstáculos e possibilidades: Estudo de caso no bairro do João Paulo. Sérgio Antonio Costa Ribeiro. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3329pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3329-
dc.description.abstractThe present study aimed to observe and analyze urban accessibility and how it is placed as a fundamental and indispensable right regarding the right to the city. The method used in this research was the historical materialism of Marx, in the understanding of how the logic of bourgeois capital appropriates the urban space of the neighborhood of João Paulo, specifically on Avenida São Marçal. In this scenario of conflicts happens the reproduction of value and wealth in the city of São Luís. The neighborhood of João Paulo, since the beginning of the twentieth century, contributed in the process of expansion of the city of São Luís, a former route called "Caminho Grande." The procedures adopted in the research were of bibliographic research type, as a theoretical cut was worked from Santos (1977,2007,2013), Lefebvre (2001), Garcia (2012), Jacobs (2000), Gehl (2013), Speck (2016), Burnett (2008,2011), Pfluger (2012,2020), Lopes (2013,2016), Cunha (2012) among other authors. Non-participant observation of the daily practice of people when moving within the urban space of João Paulo was used, in addition to dialogue with social actors who participated in the research, which helped contribute to the construction of reflection on an urban policy that ensures accessibility in the urban space of João Paulo as a human and fundamental right. It was concluded, therefore, that meeting accessibility criteria should not only aim at complying with current legislation, since it is an instrument for promoting citizenship, enabling the creation of spaces that welcome and recognize all people in a democratic and inclusive waypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectBairro do João Paulopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectPublic placept_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectNeighborhood of João Paulopt_BR
dc.titleAcessibilidade Urbana no Espaço Público da Cidade de São Luís - MA:obstáculos e possibilidades. Estudo de caso no bairro do João Paulopt_BR
dc.title.alternativeUrban Accessibility in the Public Space of the City of São Luís - MA: obstacles and possibilities. Case study in the João Paulo neighborhood.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5938535025100156pt_BR
dc.contributor.advisor1Pfueger, Grete Soares-
dc.contributor.referee1Loureiro, Bráulio Roberto de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264800671721337pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Hermeneilce Wasti Aires Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0172861091335213pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo observar e analisar a acessibilidade urbana e como esta se coloca enquanto direito fundamental e indispensável no tocante ao direito à cidade. O método utilizado nesta pesquisa foi o materialismo histórico de Marx, na compreensão de como a lógica do capital burguês apropria-se do espaço urbano do bairro do João Paulo, de maneira específica na Avenida São Marçal. Neste cenário de conflitos acontece a reprodução do valor e da riqueza na cidade de São Luís. O bairro do João Paulo, desde o começo do século XX, contribuiu no processo de expansão da cidade de São Luís, antiga rota chamada de “Caminho Grande.” Os procedimentos adotados na pesquisa foram do tipo pesquisa bibliográfica, pois trabalhou-se um recorte teórico a partir de Santos (1977,2007,2013), Lefebvre (2001), Garcia (2012), Jacobs (2000), Gehl (2013), Speck (2016), Burnett (2008,2011), Pfluger (2012,2020), Lopes (2013,2016), Cunha (2012) entre outros autores. Foi utilizada a observação não participante da prática cotidiana das pessoas ao se deslocarem dentro do espaço urbano do João Paulo, além do diálogo com atores sociais que participaram da pesquisa, o que ajudou a contribuir na construção da reflexão sobre uma política urbana que assegure acessibilidade no espaço urbano do João Paulo como direito humano e fundamental. Concluiu-se, portanto, que o atendimento aos critérios de acessibilidade não deve visar apenas o cumprimento da legislação vigente, uma vez que é um instrumento de promoção da cidadania, possibilitando a criação de espaços que acolham e reconheçam todas as pessoas de maneira democrática e inclusivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL E REGIONAL - PPDRSpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - SÉRGIO ANTONIO COSTA RIBEIRO - PPDSR CCSA UEMA 2023.pdfPDF A4.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.