Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Fabiano Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T19:28:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17 | - |
dc.date.available | 2024-10-17T19:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Fabiano Mesquita. O ensino de violão no curso Música Licenciatura EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMAnet: um estudo sobre pedagogias, metodologias e práticas voltadas ao ensino do violão no formato EaD. 2022. 38f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3302 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand the teaching-learning process of students in the distance learning Music Degree course in guitar disciplines, through the UEMANET platform at the State University of Maranhão. To this end, we sought to identify the historical context that permeates distance learning and the concepts employed, in addition to the pedagogical processes, methodologies, resources and repertoires most used during the teaching process for this modality. As a methodology, questionnaires were applied to teachers, tutors and students who experience the daily practice of distance learning. Thus, this research aims to highlight the reality of the distance learning Music Degree course from the perceptions of students and teachers in order to overcome obstacles and improve daily practices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino EAD | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância no Maranhão e na UEMANET | pt_BR |
dc.subject | Distance Education | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Guitar | pt_BR |
dc.subject | Distance Learning | pt_BR |
dc.subject | EAD Education | pt_BR |
dc.subject | Distance learning in Maranhão and at UEMANET | pt_BR |
dc.title | O ensino de violão no curso Música Licenciatura EaD da Universidade Estadual do Maranhão UEMAnet: um estudo sobre pedagogias, metodologias e práticas voltadas ao ensino do violão no formato EaD | pt_BR |
dc.title.alternative | Guitar teaching in the Music Degree Distance Learning course at the Maranhão State University UEMAnet: a study on pedagogies, methodologies and practices aimed at teaching guitar in the distance learning format | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SOUSA, F. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa Neto, Raimundo João Matos Costa Neto | - |
dc.contributor.advisor1ID | COSTA NETO, R. J. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9141810400573818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa Neto, Raimundo João Matos | - |
dc.contributor.referee1ID | COSTA NETO, R. J. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9141810400573818 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, José Roberto Froes da | - |
dc.contributor.referee2ID | FROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes da | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8205392201314000 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gusmão, Edilson Fonseca | - |
dc.contributor.referee3ID | GUSMÃO, E. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8404183322809990 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino aprendizagem dos discentes do curso Música Licenciatura EAD nas disciplinas de violão, através da plataforma UEMANET na Universidade Estadual do Maranhão. Para tanto, buscou-se identificar o contexto histórico que permeia o ensino à distância e as conceituações empregadas, além dos processos pedagógicos, das metodologias, dos recursos e dos repertórios mais utilizados durante o processo de ensino para essa modalidade. Como metodologia, foram aplicados questionários com professores, tutores e alunos que vivenciam a prática cotidiana do ensino EAD. Dessa maneira, a presente pesquisa tem o intuito de destacar a realidade do curso de Música Licenciatura EAD a partir das percepções dos discentes e docentes para a superação dos entraves e aperfeiçoamento das práticas cotidianas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem; Instrumentação Musical | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - FABIANO MESQUITA SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdf | PDFA | 863.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.