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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3264
Título: | Educação inclusiva e o atendimento educacional especializado (AEE): percepção dos professores de ciências sobre o AEE para crianças com autismo em uma escola pública de Nova Olinda do Maranhão- MA |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education and specialized educational services (AEE): science teachers' perception of AEE for children with autism in a public school in Nova Olinda do Maranhão- MA |
Autor(es): | Barros, Julyanne Nataly Dias |
Orientador: | Reis, Danilo Silva dos |
Membro da Banca: | Mendonça, Rakel Gomes |
Membro da Banca: | Ferreira, Lina Kelly Rodrigues |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo aborda a inclusão de crianças com autismo no sistema educacional, visando promover equidade e uma sociedade inclusiva. Busca fornecer respostas aos desafios da inclusão escolar dessas crianças, ampliando formulações teóricas sobre o tema e avaliando a percepção dos professores de ciências em relação ao autismo e à Educação Inclusiva, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE). É significativo destacar a importância de os professores estarem atualizados e familiarizados com o atendimento AEE, permitindo-lhes ter sucesso em seus objetivos com os alunos do espectro autista, como fundamentado nas pesquisas de Belther (2017), Brasil (2022), Correa (2024), Borges (2015) e Mantoan (2005). O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de ciências em uma escola pública de Nova Olinda do Maranhão- MA em relação à Educação Inclusiva e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças com autismo. Além disso, investigar o nível de conhecimento desses professores sobre o autismo e suas características, bem como avaliar a eficácia das práticas de Educação Inclusiva e do AEE implementadas na escola para essas crianças. A pesquisa foi realizada em Nova Olinda do Maranhão - MA, com os professores das salas regulares de ciências. Foi adotada uma metodologia básica, exploratória e qualitativa visando ampliar o entendimento sobre a temática. Inicialmente, ocorreu um levantamento bibliográfico minucioso utilizando o Google Acadêmico como principal base de dados. Em seguida, foi aplicado um questionário de 10 questões com os participantes da pesquisa, os resultados foram categorizados e analisados com base no referencial teórico. A análise dos dados revelou que os professores de ciências reconhecem a importância da Educação Inclusiva e do AEE para crianças com autismo, mas enfrentam desafios na implementação. A colaboração entre os professores da sala regular junto com a sala do AEE é o desafio principal, mais treinamento específico são essenciais para melhorar essas práticas de educação inclusiva e acolhedora em Nova Olinda do Maranhão- MA |
Resumo: | This study addresses the inclusion of children with autism in the educational system, aiming to promote equity and an inclusive society. It seeks to provide answers to the challenges of school inclusion for these children, expanding theoretical formulations on the topic and evaluating the perception of science teachers in relation to autism and Inclusive Education, with a focus on Specialized Educational Assistance (AEE). It is important to highlight the importance of teachers being up to date and familiar with AEE services, allowing them to be successful in their goals with students on the autism spectrum, as based on research by Belther (2017), Brasil (2022), Correa (2024), Borges (2015) and Mantoan (2005). The study aimed to analyze the perception of science teachers in a public school in Nova Olinda do Maranhão-MA in relation to Inclusive Education and Specialized Educational Assistance (AEE) for children with autism. Furthermore, investigate the level of knowledge of these teachers about autism and its characteristics, as well as evaluate the effectiveness of Inclusive Education and AEE practices implemented at school for these children. The research was carried out in Nova Olinda do Maranhão - MA, with teachers from regular science classrooms. A basic, exploratory and qualitative methodology was adopted to expand understanding of the topic. Initially, a thorough bibliographical survey took place using Google Scholar as the main database. Next, a 10-question questionnaire was administered to research participants, the results were categorized and analyzed based on the theoretical framework. Data analysis revealed that science teachers recognize the importance of Inclusive Education and AEE for children with autism, but face challenges in implementation. Collaboration between teachers in the regular classroom and the AEE classroom is the main challenge, more specific training is essential to improve these inclusive and welcoming education practices in Nova Olinda do Maranhão-MA |
Palavras-chave: | Educação Especial Deficiência Políticas Educacionais Autismo Sociedade inclusiva Educação Inclusiva Atendimento Educacional Especializado (AEE) Práticas de educação inclusiva e acolhedora Nova Olinda do Maranhão- MA Special Education Deficiency Educational Policies Autism Inclusive society Inclusive Education Specialized Educational Service (AEE) Inclusive and welcoming education practices Nova Olinda do Maranhão- MA |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
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