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dc.creatorCarvalho, Luanne de Jesus Silva-
dc.date.accessioned2024-10-15T19:52:31Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T19:52:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luanne de Jesus Silva. A lei implementação da lei 10.639/2003 na Escola Maria Pinho. 2019. 64f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3254pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3254-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the implementation of Law 10639/03 in São Luís do Maranhão. In order to do this, it makes a case study with the Maria Pinho School to understand how ethnic-racial diversity is treated in the school considering the said Law. Methodologically, the research characterizes itself as descriptive and approaches form data quantitative and qualitative. Two questionnaires were used as an instrument for collecting data from students and teachers. The Law deals with the obligation to include compulsory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all public and private schools, from elementary school through high school. Thus, understanding how the process of implementation of the respective Law is going is necessary to demonstrate if there have been advances since its creation to the present day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino da históriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectLaw 10639/03pt_BR
dc.titleA lei implementação da lei 10.639/2003 na Escola Maria Pinhopt_BR
dc.title.alternativeThe law implementing law 10.639/2003 at Maria Pinho Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a implementação da Lei 10639/03 em São Luís do Maranhão. Para isso, faz um estudo de caso aplicado com a Escola Maria Pinho com a finalidade de compreender como a diversidade étnico-racial é tratada na escola considerando-se a referida Lei. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e aborda dados de forma quantitativa e qualitativa. Utilizou-se dois questionários como instrumento de coleta de dados dos alunos e dos professores. A Lei versa sobre a obrigatoriedade da inclusão obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Assim, compreender como anda o processo de implementação da respectiva Lei é necessário por demonstrar se houve avanços desde a sua criação para os dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLegislaçãopt_BR
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