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dc.creatorConceição, Francisco Pinheiro da-
dc.date.accessioned2024-10-15T14:16:08Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T14:16:08Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Francisco Pinheiro da. Projeto político pedagógico no contexto de duas escolas da zona urbana do município de Zé Doca. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3241pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3241-
dc.description.abstractThis Final Course Work has as its object of investigation the Pedagogical Political Project or Pedagogical Proposal, which currently continues to be the main tool that schools have to exercise their power of autonomy and collective decision-making, without interference from higher authorities. The work aimed to analyze the place of the Pedagogical Political Project in two public schools of the municipal and state networks, in the city of Zé Doca, based on legislation, especially the Law of Guidelines and Bases of Education (Brazil, 1996), DCNs (Brazil, 1996), National Education Plan (Brazil, 2013), and authors who have already carried out studies on PPP, with emphasis on: Luce and Medeiros (2006), Veiga (2013), Silva (2003), Longhi and Bento (2006) among others. This is a descriptive research study with regard to its objectives, characterized as field research with regard to its procedures, involving the application of printed questionnaires, and the treatment of data/information followed a quantitative and qualitative approach. The research as carried out in the municipality of Zé Doca, in two schools in the urban area of the city, with the target audience being managers and pedagogical coordinators, teachers, students (9th grade students of Elementary School and 3rd grade of High School), and parents. The results obtained indicate that, in both schools, the PPP goes through/has gone through the following stages: elaboration, implementation, evaluation and review; however, in both schools, it is still necessary to involve all segments in the various stages of implementing the PPP, especially students and parents/guardians.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Base da Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectZé Doca - MApt_BR
dc.subjectPedagogical Political Projectpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectEducation Guidelines and Base Law - Brazilpt_BR
dc.subjectNational Education Plan - Brazilpt_BR
dc.subjectZé Doca - MApt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico no contexto de duas escolas da zona urbana do município de Zé Doca - MApt_BR
dc.title.alternativePedagogical political project in the context of two schools in the urban area from the municipality of Zé Doca - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliúde Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4058-2191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811989662439567pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Rakel Gomes-
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de investigação o Projeto Político Pedagógico ou Proposta Pedagógica, que atualmente continua sendo a principal ferramenta que as escolas têm para exercer seu poder de autonomia e tomada de decisões coletivas, sem que haja interferências de instâncias superiores. O trabalho teve como objetivo analisar o lugar do Projeto Político Pedagógico em duas escolas públicas das redes municipal e estadual, na cidade de Zé Doca, tendo como fundamentos a legislação, em especial a Lei de Diretrizes e Base da Educação (Brasil, 1996), DCNs (Brasil, 1996), Plano Nacional de Educação (Brasil, 2013), e autores que já realizaram estudos sobre PPP, com destaque para: Luce e Medeiros (2006), Veiga (2013), Silva (2003), Longhi e Bento (2006) entre outros. Trata-se de investigação de natureza descritiva quanto aos objetivos, caracterizando-se como pesquisa de campo quanto aos procedimentos, envolvendo a aplicação de questionários impressos, e o tratamento dos(as) dados/informações seguiu abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada no município de Zé Doca, em duas escolas da zona urbana da cidade, tendo como público-alvo gestores e coordenadores pedagógicos, docentes, discentes (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio), e pais. Os resultados obtidos indicam que, em ambas as escolas, o PPP passa/passou pelas seguintes etapas: elaboração, implementação, avaliação e revisão, no entanto, em ambas as escolas, falta ainda envolver todos os segmentos nas diversas etapas de efetivação do PPP, especialmente discentes e pais/responsáveispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Bilógicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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