Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3240
Título: Desafios e possibilidades no uso da tecnologia no estudo de Biologia: estudo da percepção dos professores de Biologia sobre o uso da tecnologia como recurso didático-pedagógico na cidade de Zé Doca - MA
Título(s) alternativo(s): Challenges and possibilities in the use of technology in the study of Biology: study of Biology teachers' perception of the use of technology as a didactic-pedagogical resource in the city of Zé Doca - MA
Autor(es): Sousa, Eurilene da Luz Silva
Orientador: Reis, Danilo Silva dos
Membro da Banca: Conceição, João Batista da Silva
Membro da Banca: Coelho, Rogério Silva dos Santos
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo aborda de maneira abrangente a temática do uso da tecnologia como recurso didático-pedagógico, considerando seus desafios e possibilidades. Ao longo dos anos vão surgindo inovações tecnológicas que precisam ser adaptadas à sala de aula, uma vez que os estudantes fazem parte de uma realidade onde a tecnologia está presente no seu cotidiano. Portanto, o estudo tem o intuito de buscar melhorias no processo de ensino aprendizagem, uma vez que a implementação da tecnologia é um requisito considerado necessário para a qualidade de ensino. A pesquisa pretende compreender a percepção dos professores de Biologia sobre os desafios enfrentados pelos docentes ao incorporar esses meios tecnológicos no contexto educacional, enfatizando a importância da implementação da internet e suas aplicações no ensino de Biologia e por fim analisar a percepção dos professores a partir dos desafios e possibilidades encontrados na integração da tecnologia em suas práticas de ensino. No que diz respeito ao local da investigação, se trata de uma escola pública de ensino médio, e os participantes foram os professores de Biologia. O método do estudo traz uma abordagem qualitativa e de objetivo exploratório. A pesquisa foi dividido entre uma parte bibliográfica que se tratou da utilização de sites e do Google acadêmico como base de dados, e a coleta de dados que foi realizado em campo, mediante um questionário de 10 perguntas através do Google formulário aplicado aos professores de biologia, posteriormente esses dados foram categorizados e discutidos com base no referencial teórico. O estudo revela que, apesar da ampla aceitação teórica das tecnologias educacionais pelos professores de Biologia, existem desafios práticos significativos para sua implementação eficaz. Para superar esses obstáculos, é necessário investir em infraestrutura tecnológica, proporcionar capacitação contínua aos professores e promover a conscientização sobre o uso responsável das tecnologias no contexto educacional
Resumo: This study comprehensively addresses the theme of using technology as a didacticpedagogical resource, considering its challenges and possibilities. Over the years, technological innovations have emerged that need to be adapted to the classroom, as students are part of a reality where technology is present in their daily lives. Therefore, the study aims to seek improvements in the teaching-learning process, as the implementation of technology is considered a necessary requirement for the quality of education. The research aims to understand the perception of Biology teachers regarding the challenges faced by educators when incorporating these technological means in the educational context, emphasizing the importance of implementing the internet and its applications in Biology teaching. Finally, it aims to analyze teachers' perceptions based on the challenges and possibilities encountered in integrating technology into their teaching practices. The investigation was conducted in a public high school, and the participants were Biology teachers. The study method adopts a qualitative approach with an exploratory objective. The research was divided into a bibliographic part, which involved using websites and Google Scholar as databases, and data collection was conducted in the field through a 10-question questionnaire via Google Forms applied to Biology teachers. Subsequently, these data were categorized and discussed based on the theoretical framework. The study reveals that despite the theoretical acceptance of educational technologies by Biology teachers, significant practical challenges exist for their effective implementation. Overcoming these obstacles requires investing in technological infrastructure, providing continuous training for teachers, and raising awareness about the responsible use of technologies in the educational context
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Ensino
Inovações tecnológicas - sala de aula
Tecnologias educacionais
Education
Technology
Teaching
Technological innovations - classroom
Educational technologies
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EURILENE DA LUZ SILVA SOUSA - UEMA ZÉ DOCA 2024.pdfPDF A856.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.