Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3234
Título: | Performance, fazer musical e educação: Uma reflexão sobre as contribuições da performance musical no processo de ensino da música na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Performance, music making and education: A reflection on the contributions of musical performance to the music teaching process in basic education |
Autor(es): | Silva, Renata Rayssa Ferreira da |
Orientador: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Pontes, Marlene Maciel França |
Membro da Banca: | Costa, Fernanda Silva da |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de refletir sobre as contribuições que a Performance Musical tem com o fazer musical na Educação Básica, buscando assim questionamentos tais como: É possível estimular um aprendizado musical mais ativo e atrativo para os alunos através de uma performance musical? A Performance Musical pode contribuir para o aprendizado musical dos alunos na Educação Básica? Apesar da performance geralmente não ser algo presente dentro da escola, mas comum que seja vista em espetáculos, concertos e recitais, em contrapartida, essa pesquisa busca um olhar para uma performance musical como produto final, através de um fazer musical que vá além dos espaços delimitados para essas apresentações, podendo estar presente no ambiente educacional nas diversas situações, estimulando no aluno da escola de educação básica um fazer musical ativo. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, através de fichamentos, livros e trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa resultou numa compreensão sobre a relação performance e fazer musical, relacionando aos processos de aprendizado musical na educação básica, além de reflexões a respeito da prática docente na educação básica |
Resumo: | This work aims to reflect on the contributions that Musical Performance has to musical practice in Basic Education, thus seeking questions such as: Is it possible to stimulate a more active and attractive musical learning for students through a musical performance? Can Musical Performance contribute to the musical learning of students in Basic Education? Although performance is generally not something present in schools, but is commonly seen in shows, concerts and recitals, on the other hand, this research seeks to look at a musical performance as a final product, through a musical practice that goes beyond the spaces delimited for these presentations, and can be present in the educational environment in various situations, stimulating active musical practice in basic education students. The methodology used was bibliographical, through index cards, books and academic works. This research resulted in an understanding of the relationship between performance and musical making, relating to the processes of musical learning in basic education, in addition to reflections regarding teaching practice in basic education. |
Palavras-chave: | Performance Performance Fazer Musical Música na Educação Básica Pesquisa bibliográfica Música e ensino Leis e diretrizes para o Ensino de Música O papel da música na educação O fazer musical no processo de ensino na Educação Básica Performance musical e fazer musical: conceitos e generalidades Music Making Music in Basic Education Bibliographical research Music and teaching Laws and guidelines for Music Teaching The role of music in education Music making in the teaching process in Basic Education Musical performance and music making: concepts and generalities |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RENATA RAYSSA FERREIRA DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdf | PDFA | 179.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.