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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3187
Título: | Ensino de língua materna e gramática: uma abordagem sociolinguística para o ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Teaching mother tongue and grammar: a sociolinguistic approach for elementary education II |
Autor(es): | Sousa, Andressa dos Santos |
Orientador: | Sousa, Fabiana Costa de |
Membro da Banca: | Costa, Brigida Barbosa |
Membro da Banca: | Oliveira, Leticia Pereira de |
Data do documento: | 2024-07-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a Sociolinguística pode contribuir para um ensino contextualizado e funcional da Gramática de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Para tanto, foi realizado um estudo de campo qualitativo, envolvendo três professores que atuam no referido nível de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com perguntas abertas. Os resultados permitiram uma análise das concepções de linguagem e das práticas docentes, com foco especial nas práticas de ensino de Gramática. A fundamentação teórica deste estudo epistemológico inclui autores como Antunes (2014), Travaglia (2009), Neves (2023) e Bortoni-Ricardo (2004), entre outros. É fundamental que o ensino de Gramática seja contextualizado, possibilitando aos alunos compreender que o que é ensinado na escola não está desvinculado de suas experiências de vida externas. Assim, este estudo justifica-se por oferecer à comunidade docente, especialmente aos que atuam na área de Língua Portuguesa, reflexões sobre a necessidade de dissociar o ensino de Gramática de regras e normas linguísticas unicamente padronizadas, que muitas vezes excluem as variedades linguísticas do contexto de ensino |
Resumo: | This research aims to demonstrate how Sociolinguistics can contribute to a contextualized and functional teaching of Portuguese Grammar in Upper Elementary Education. To this end, a qualitative field study was conducted, involving three teachers who work at the aforementioned education level. Data were collected through interviews with open-ended questions. The results allowed for an analysis of language conceptions and teaching practices, especially focusing on Grammar teaching practices. The theoretical foundation for this epistemological study includes authors such as Antunes (2014), Travaglia (2009), Neves (2023), and Bortoni-Ricardo (2004), among others. It is essential that Grammar teaching is contextualized, enabling students to understand that what is taught in school is not disconnected from their external life experiences. Thus, this study is justified by offering the teaching community, especially those working in the field of Portuguese Language, reflections on the necessity of dissociating Grammar teaching from solely standardized language rules and norms, which often exclude linguistic varieties from the teaching context. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Língua Portuguesa Gramática de Língua Portuguesa Ensino Língua Portuguesa - Ensino Fundamental Portuguese Language - Elementary Education Sociolinguistics Portuguese Language Portuguese Language Grammar Teaching |
Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - ANDRESSA DOS SANTOS SOUSA - LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2024..pdf | 593.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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