Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Marlon Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:48:34Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26 | - |
dc.date.available | 2024-09-26T18:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Marlon Castro. Estudo do impacto da gestão da manutenção na confiabilidade da operação de veículos: estudo de caso de frota da força policiais. 2024. 37f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís- MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3142 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3142 | - |
dc.description.abstract | Automobile patrols face challenges such as mechanical wear and technological obsolescence, compromising their efficiency. This study examines the impact of maintenance management on the reliability of police vehicles, highlighting preventive and strategic approaches to renewing the fleet. Collaboration with production engineers facilitates effective practices that guarantee public safety and optimize emergency response. Maintenance processes, vehicle reliability levels, bottlenecks and fleet management improvements were analyzed. The study, carried out between January and May 2024, used daily summaries from a battalion in Maranhão, detailing data on each vehicle, such as mileage, oil changes and mechanical problems. This information was organized in spreadsheets to identify bottlenecks that affect reliability. The analysis included checking mileage, calculating monthly averages, quantifying problems and recurring patterns. Recommendations were made to optimize management, improve efficiency, reduce downtime and increase reliability. During the period, 15 vehicles covered 297,000 km, with a daily average of 255.2 km. Most faced recurring mechanical problems, generating high costs and reducing availability. Only two vehicles operated without constant failures, while seven were active on less than 50% of the days analyzed.Inadequate management of preventive maintenance and excessive wear and tear have hampered efficiency and public safety, reinforcing the need for maintenance schedules, better allocation of resources and renewal of the old fleet | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eficiência Operacional | pt_BR |
dc.subject | Manutenção Preventiva | pt_BR |
dc.subject | Polícia Militar | pt_BR |
dc.subject | Veículos da frota policial | pt_BR |
dc.subject | Patrulhamento automotivo | pt_BR |
dc.subject | Engenheiros de produção - segurança pública - veículos policiais | pt_BR |
dc.subject | Operational Efficiency | pt_BR |
dc.subject | Preventive Maintenance | pt_BR |
dc.subject | Military Poli | pt_BR |
dc.subject | Police fleet vehicles | pt_BR |
dc.subject | Automotive patrol | pt_BR |
dc.subject | Production engineers - public safety - police vehicles | pt_BR |
dc.title | Estudo do impacto da gestão da manutenção na confiabilidade da operação de veículos: estudo de caso de frota da força policiais | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the impact of maintenance management on the reliability of vehicle operations: case study of a police force fleet | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | João Vitor Rego Muniz | - |
dc.contributor.advisor1ID | MUNIZ, J. V. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1587174916739420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Moisés dos Santos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4200-9623 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8440621754620964 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Andréa Patrícia Castro | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-0710-0480 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3944094154952519 | pt_BR |
dc.description.resumo | O patrulhamento automotivo enfrenta desafios como desgaste mecânico e obsolescência tecnológica, comprometendo sua eficiência. Este estudo examina o impacto da gestão de manutenção na confiabilidade dos veículos policiais, destacando abordagens preventivas e estratégicas para renovar a frota. A colaboração com engenheiros de produção facilita práticas eficazes que garantem a segurança pública e otimizam a resposta a emergências. Foram analisados processos de manutenção, níveis de confiabilidade dos veículos, gargalos e propostas melhorias para gestão da frota. O estudo, realizado entre janeiro e maio de 2024, utilizou resumos diários de um batalhão no Maranhão, detalhando dados de cada veículo, como quilometragem, troca de óleo e problemas mecânicos. Essas informações foram organizadas em planilhas para identificar gargalos que afetam a confiabilidade. A análise incluiu verificação de quilometragem, cálculos de médias mensais, quantificação de problemas e padrões recorrentes. Foram feitas recomendações para otimizar a gestão, melhorar a eficiência, reduzir o tempo de inatividade e aumentar a confiabilidade. Durante o período, 15 viaturas percorreram 297 mil km, com uma média diária de 255,2 km. A maioria enfrentou problemas mecânicos recorrentes, gerando altos custos e reduzindo a disponibilidade. Apenas duas viaturas operaram sem falhas constantes, enquanto sete ficaram ativas em menos de 50% dos dias analisados. A gestão inadequada da manutenção preventiva e o desgaste excessivo prejudicaram a eficiência e a segurança pública, reforçando a necessidade de cronogramas de manutenção, melhor alocação de recursos e renovação da frota antiga | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -MARLON CASTRO MARTINS - CCT ENG PRODUÇÃO UEMA 2024.pdf | PDF A | 715.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.