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dc.creatorSilva, Marcos Tadeu Nascimento da-
dc.date.accessioned2024-09-12T20:51:32Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-12T20:51:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Tadeu Nascimento da. Educação Patrimonial: A Preservação das Camboas de Panaquatira em São José de Ribamar – MA. . 2018. 98f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3038pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3038-
dc.description.abstractThe present proposal aims at educational actions that enable the formation of new subjects allied to the protection of Material, Intangible and Landscape Heritage. From field activities and bibliographical research the proposal of this work was to develop specific actions of Patrimonial Education in the community of Panaquatira São José de Ribamar - MA, focusing on the school (formal education) and the community of fishermen (informal teaching) that traditional Camboas fishing. Seeking precisely a process of dialogic and problematizing education with oral and expositive communications about the local cultural heritage and the identity of the community in relation to the Patrimony. Thus, this work was developed in order to promote an educational approach that as far as possible points to an interdisciplinarity, especially on topics that are not normally addressed in the textbooks of history. He considered the importance of demonstrating to the public involved that their daily actions interact with the patrimony and that the concept of cultural patrimony presents a greater amplitude than the commonly presented one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectTradição de Pescapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectSão José de Ribamarpt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectArcheologypt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subjectFishery Traditionpt_BR
dc.subjectPatrimonial Educationpt_BR
dc.titleEducação Patrimonial: A Preservação das Camboas de Panaquatira em São José de Ribamar – MA.pt_BR
dc.title.alternativeHeritage Education: The Preservation of Camboas de Panaquatira in São José de Ribamar – MA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, M. T. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3065695086510024pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoA presente proposta tem como objetivo ações educativas que possibilite a formação de novos sujeitos aliados na proteção do Patrimônio Material, Imaterial e Paisagístico. A partir de atividades de campo e levantamento bibliográfico a proposta desse trabalho foi desenvolver ações pontuais de Educação Patrimonial na comunidade de Panaquatira São José de Ribamar - MA, com foco na escola (ensino formal) e com a Comunidade de pescadores (ensino informal) que utilizam as Camboas de pesca tradicionais. Buscando justamente um processo de educação dialógica e problematizadora com comunicações orais e expositivas a respeito do patrimônio histórico cultural local e a identidade da comunidade em relação ao Patrimônio. Assim, este trabalho foi desenvolvido de modo a promover uma abordagem educativa que na medida do possível aponta para uma interdisciplinaridade, principalmente sobre temas que normalmente não são abordados nos livros didáticos de história. Considerou a importância de demonstrar ao público envolvido que suas ações cotidianas interagem com o patrimônio e que o conceito de patrimônio cultural apresenta maior amplitude do que o apresentado comumente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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