Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Kalynne Sued Santos-
dc.date.accessioned2024-07-25T20:14:29Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-07-25T20:14:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTRINDADE, Kalynne Sued Santos. Revolução cubana nos livros didáticos: propostas e limites. 2018. 68f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2919-
dc.description.abstractThis present study analyzes the approach of the Cuban Revolution (1959) in textbooks directed to Elementary School II, from the state of Maranhão . It is observed the insertion and interpretation of the subject in the textbooks in the light of the specialized historiography, of the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (National Curricular Parameters) and of the Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD (National Program of Didactic Books). The objective is to evaluate the content and limits of the proposals of approach of the Cuban Revolution in the materials selected by the PNLDs of 2011 and 2014, adopted in the educational institutions of São Luís of Maranhão. It is based on the assumption that textbooks constitute the main and, sometimes, unique, way of accessing students to the fundamental themes of Latin American History, thus becoming a privileged material for the acquisition of knowledge and the construction of social imaginaries about different subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevolução Cubanapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectParâmetros Curricularespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectSão Luispt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectCuban Revolutionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectCurricular Parameterspt_BR
dc.titleRevolução cubana nos livros didáticos: propostas e limitespt_BR
dc.title.alternativeCuban revolution in textbooks: proposals and limitspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDTRINDADE, K. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6140779280734118pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalmás, Carine-
dc.contributor.advisor1IDDALMÁS, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608359637094204pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee2Galve, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDGALVE, F. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818309697654708pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a abordagem da Revolução Cubana (1959) nos livros didáticos direcionados ao Ensino Fundamental II, do estado do Maranhão. Observa-se a inserção e interpretação do assunto nos livros didáticos á luz da historiografia especializada, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é avaliar o conteúdo e os limites das propostas de abordagens da Revolução Cubana nos materiais selecionados pelos PNLDs de 2011 e 2014, adotados nas instituições de ensino de São Luis do Maranhão. Parte-se do pressuposto de que os livros didáticos constituem a principal e, por vezes, única, via de acesso dos estudantes aos temas fundamentais da História da América Latina, tornando-se assim material privilegiado para aquisição de conhecimento e constituição de imaginário sociais sobre distintos assuntos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino; Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Kalynne Sued Santos Trindade- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.