Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2868
Título: Treinamento e Desenvolvimento como estratégia no aumento da performance organizacional: um estudo de caso da empresa JF venda e distribuição de bebidas Ltda
Título(s) alternativo(s): Training and Development as a strategy to increase organizational performance: a case study of the company JF Venda e beverage distribution. Ltd
Autor(es): Sousa, Rayssa Alessandra Silva de
Orientador: Leite, Alysson Santos
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: No contexto de competitividade vivido pelas empresas, o presente estudo aborda o tema treinamento e desenvolvimento na empresa JF Vendas e Distribuição de Bebidas. O objetivo da pesquisa, gira em torno da utilização dessa ferramenta de Gestão de Pessoas, como método para aumentar a performance rganizacional da empresa. O marco teórico, fundamenta-se na mudança de pensamento das organizações, quanto à imagem do colaborador, antes como recurso e agora como parceiro no negócio. Aprofunda-se no subsistema desenvolver da área de Gente e Gestão, com a explanação de autores sobre os objetivos do treinamento e desenvolvimento, suas etapas e formas de condução para o alcance de resultados positivos. A pesquisa classifica-se metodologicamente como indutiva, quanto ao objetivo como descritiva e explicativa, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Possui caráter misto para o tratamento dos dados, com o uso do questionário para a amostra escolhida de forma robabilística aleatória simples e entrevista com o gerente de Gente e Gestão. O local do estudo é a empresa JF, que possui 10 anos no mercado de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e o objeto da pesquisa é o seu programa de treinamento e desenvolvimento. Consta-se a relação entre o gerenciamento do treinamento e desenvolvimento e a performance da empresa.
Resumo: In the context of competitiveness experienced by companies, the present study addresses the theme of training and development in the company JF Sales and Distribution of Beverages. The analysis of the research, revolves around the use of this tool of People Management, as a method to increase the organizational performance of the company. The theoretical framework is based on the change of thought of organizations, about the image of the employee, rather as a resource and now as a partner in the business. It is deepened in the subsystem developing People and Management, with the explanation of authors on the objectives of training and development, their stages and ways of conducting to achieve positive results. The research is classified methodologically as inductive, regarding the objective as descriptive and explanatory, as for the technical procedures as bibliographical, documentary, case study and field research. It has a mixed character for the treatment of the data, with the use of the questionnaire for the sample chosen in a random simple probability and interview with the manager of People and Management. The study site is the company JF, which has 10 years in the market of alcoholic and non-alcoholic beverages and the object of the research is its training and development program. The relationship between training management and development and company performance is shown.
Palavras-chave: Gestão
Gestão de Pessoas
Treinamento de pessoas
JF Vendas e Distribuição de Bebidas
Performance organizacional
Management
Gestão de Pessoas
People training
JF Beverage Sales and Distribution
Organizational performanceA
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAYSSA ALESSANDRA SILVA DE SOUSA - CCSA UEMA 2016.pdfPDF A15.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.