Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Rafael de Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-10T14:17:27Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-10T14:17:27Z-
dc.date.issued2016-07-04-
dc.identifier.citationMUNIZ, Rafael de Sousa. Consumo sustentável: a percepção dos alunos do Curso de Administração da UEMA. 2016. 69 f.Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2858pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2858-
dc.description.abstractThe planet Earth is in a situation where the changes caused by man over time, became the deterioration of the environment and consequently the quality of life of big part of the humanity. It is noted, however, a growing awareness on the part of society about ways of trying to reverse this situation. The "Sustainable Consumption" can be considered a positive alternative of change to combat this environmental degradation. Based on this, it has become pertinent to carry out this research, which aims to analyze the students' perception of UEMA Administration Course on Sustainable Consumption, including their habits and ways of thinking coming from conscious consumption. As specific objectives, we have: describe the theoretical foundations for the sustainable consumption; check the level of information and knowledge of students on sustainable consumption; show the applicability of methods of sustainable consumption among students and identify the students' opinions as to how sustainable consumption can affect your future as administrators. The methodological procedures have given up by bibliographical research, field and survey, using the questionnaire as a research tool. Thus, the information was collected directly from the Administration Course students.It was realized then that the students have a coherent perception about what is meant by sustainable consumption, however, more than half of the students admitted to not having sustainable consumption habits. This shows that some limiting factors such as income and availability of products that meet this type of consumer directly influence their behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectCurso de Administração - UEMApt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectAdministration Course - UEMApt_BR
dc.titleConsumo sustentável: a percepção dos alunos do Curso de Administração da UEMApt_BR
dc.title.alternativeSustainable consumption: the perception of Administration Course students from UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Protásio Cézar dos-
dc.contributor.referee1Nogueira, Paulo de Tárcio Castro-
dc.contributor.referee2Façanha Neto, Inácio Ferreira-
dc.description.resumoO planeta Terra encontra-se numa situação em que as mudanças ocasionadas pelo homem ao longo do tempo se transformaram em deterioração do meio ambiente e consequentemente da qualidade de vida de grande parte da humanidade. Nota-se, no entanto, uma crescente sensibilização por parte da sociedade no que tange a meios de tentar reverter essa situação. O “Consumo Sustentável” pode ser considerado uma alternativa de mudança positiva no combate a essa degradação ambiental. Com base nisso, tornou-se pertinente a execução desta pesquisa, que tem como principal objetivo analisar a percepção dos alunos do Curso de Administração da UEMA sobre consumo sustentável, incluindo seus hábitos e formas de pensamento oriundos do consumo consciente. Como objetivos específicos têm-se: descrever os fundamentos teóricos referentes ao consumo sustentável; verificar o grau de informação e conhecimento dos alunos sobre consumo sustentável; mostrar a aplicabilidade de métodos de consumo sustentável entre os discentes e identificar a opinião dos alunos a respeito de como o consumo sustentável pode afetar seu futuro como administradores. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa´bibliográfica, de campo e de levantamento, utilizando-se como instrumento de pesquisa, o questionário. Sendo assim, as informações foram coletadas diretamente com os discentes do Curso de Administração. Percebeu-se então, que os alunos possuem uma percepção coerente a respeito do que se entende por consumo sustentável, no entanto, mais da metade dos discentes admitiu não ter hábitos de consumo sustentáveis. Isso mostra que alguns fatores limitantes, como renda e disponibilidade de produtos que atendam a esse tipo de consumidor, influenciam diretamente em seu comportamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAEL DE SOUSA MUNIZ - CCSA UEMA 2016.pdfPDF A7.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.