Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2851
Título: Empreendimento em shopping center versus bairro: o dilema da competitividade da loja Fama
Título(s) alternativo(s): Development in a shopping center versus a neighborhood: the dilemma of competitiveness of the Fama store
Autor(es): Valente, Thalita Azevedo
Orientador: Melo Junior, José Samuel de Miranda
Membro da Banca: Ferreira Neto, Inácio Façanha
Membro da Banca: Nogueira, Paulo de Tarcio C.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a estratégia competitiva do empreendimento loja Fama no bairro e no shopping center. Para fundamentar o trabalho apresenta-se teorias sobre a disputa competitiva, as estratégias genéricas de Porter e seus riscos, e sobre o setor varejista. Quanto a metodologia, a pesquisa é descritiva, explicativa, bibliográfica, de campo e estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram a entrevista com pauta, observação simples e aplicação de questionário com perguntas fechadas e com adoção da escala Likert. A partir do estudo foi possível constatar que a Loja Bairro detém enfoque na diferenciação pelas estratégias encontradas, e a Loja Shopping não detém nenhuma das estratégias genéricas, o que a leva ser uma empresa em situação de meio-termo, que é aquela que está em uma situação estratégica pobre.
Resumo: This research aims to analyze the competitive strategy of the enterprise Fame store in the neighborhood and shopping center. To support the work presents theories about the competitive struggle, the generic strategies of Porter and its risks, and the retail sector. As for methodology, the research is descriptive, explanatory literature, field and case study. The research instruments were the interview with staff, simple observation and questionnaire with closed questions and adoption of Likert scale. From the study it was found that the shop district has focused on differentiating the strategies found, and Shop Shopping does not have any of the generic strategies, which takes a firm in the mid-term situation, which is one that is a poor strategic situation.
Palavras-chave: Estratégia competitiva
Estratégias genéricas
Setor varejista
Shopping center
Loja Fama - Estudo de caso
Competitive strategy
Generic strategies
Retail sector
shopping center
Loja Fama - Case study
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - THALITA AZEVEDO VALENTE - CCSA UEMA 2016.pdfPDF A3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.