Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vagno Bandeira dos-
dc.date.accessioned2024-07-04T17:09:58Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-04T17:09:58Z-
dc.date.issued2024-03-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Vagno Bandeira dos. Matemática e Música: percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em relação ao uso da Música como metodologia de ensino e aprendizagem da Matemática. 2024. 52f. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão - Balsas - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2844pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2844-
dc.description.abstractMathematics is an area that has developed over time, as have the ways to teach it too. Therefore, this research consists of presenting a different approach to teaching Mathematics, using Music as a methodology. The application of this work took place in a state school in the city of Balsas - MA, called Centro de Ensino Didácio Santos, in classes 100 and 101 of the afternoon shift during the Supervised Internship in School Management. The practical application aimed to analyze students' perception regarding the application of Music as a methodological tool in teaching and learning Mathematics and for a greater understanding, this project included four steps of specific objectives, which are: verifying the relationship between Mathematics and Music, demonstrate the teaching of fractions through the monochord, observe whether students understand the new methodological approach to teaching Mathematics and use Music to provide a dynamic and enjoyable environment for teaching. The elaboration of the project was based on exploratory bibliographical research, and in practice, qualitative field research was carried out, with the purpose of having a corpus based on theoretical foundations and support. In the methodology, the researcher participated as a mediator through a workshop created to obtain the necessary data to validate the teaching proposal through Music, focusing mainly on the content of fractions. The data obtained were analyzed and presented throughout the work, making a reflection with the aim of investigating the teaching of Mathematics through Music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática e Músicapt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectO Uso de Frações.pt_BR
dc.subjectMatemática e Música - interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFrações - Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics and Musicpt_BR
dc.subjectTeaching and Learning Methodology.pt_BR
dc.subjectThe Use of Fractions.pt_BR
dc.subjectMathematics and Music - interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectFractions - Mathematicspt_BR
dc.titleMatemática e Música: percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em relação ao uso da Música como metodologia de ensino e aprendizagem da Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematics and Music: perception of 1st year high school students in relation to the use of Music as a methodology for teaching and learning Mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512547156145705pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Olívio Crispim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0260363055002420pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Lusitonia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435461036614771pt_BR
dc.contributor.referee2Turibus , Sergio Nolêto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439pt_BR
dc.description.resumoA Matemática é uma área que se desenvolveu ao longo do tempo, assim como as formas para ensiná-la também, devido a isso, essa pesquisa consiste em apresentar uma abordagem diferente para o ensino de Matemática, utilizando a Música como metodologia. A aplicação desse trabalho ocorreu em uma escola estadual do município de Balsas - MA, chamada Centro de Ensino Didácio Santos, nas turmas 100 e 101 do turno vespertino no período de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar. A aplicação prática teve como objetivo analisar a percepção de alunos em relação a aplicação da Música como ferramenta metodológica no ensino e aprendizagem de Matemática e para uma compreensão maior, esse projeto contemplou quatro passos dos objetivos específicos, são eles: verificar a relação entre Matemática e Música, demonstrar o ensino de frações por meio do monocórdio, observar se os alunos compreendem a nova abordagem metodológica para o ensino de Matemática e utilizar a Música para proporcionar um ambiente dinâmico e prazeroso para o ensino. A elaboração do projeto foi fundamentada com pesquisa bibliográfica exploratória, e na prática, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, com a finalidade de ter corpus embasado na fundamentação e na sustentação teórica. Na metodologia, o pesquisador participou como mediador por meio de uma oficina criada para obter os dados necessários para validar a proposta de ensino por meio da Música, focando principalmente no conteúdo de frações Os dados obtidos foram analisados e apresentados ao longo do trabalho, fazendo uma reflexão com o intuito de averiguar o ensino da Matemática por meio da Música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Balsaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAGNO BANDEIRA DOS SANTOS - TCC.pdfPDF A7.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.