Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Natália Nunes-
dc.date.accessioned2024-07-03T19:02:06Z-
dc.date.available2024-07-03-
dc.date.available2024-07-03T19:02:06Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationMOTA, Natália Nunes. Matemática e Música: uso de paródias como ferramenta de ensino e aprendizagem em Matemática. 2024. 59f. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Balsas, Universidade Estadual do Maranhão - Balsas - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2839-
dc.description.abstractThe present study refers to the Course Completion Work presented to the State University of Maranhão. The main objective of this research is to investigate whether the use of Music, through parodies, could help in the process of teaching and learning Mathematics. The choice of theme is justified because parodies are an attractive and fun way to attract students' attention. This is a descriptive investigation, carried out with 3rd grade high school students at the state school Centro de Ensino Maria do Socorro Coelho Cabral. To collect data, field research was carried out through a practical class and then the application of an online form with students and a questionnaire with teachers who work in the morning shift at that institution. Furthermore, the lyrics of the parodies exposed in the practical class were analyzed. After the survey, the data was analyzed using the qualitative-quantitative method. As a result, the results obtained showed that students found it easy to learn song lyrics, many had never used parodies, but were receptive to their inclusion in classes. The teachers agreed that Music can be used in Mathematics education, highlighting that it is a method that will not replace the usual teaching methods but will serve as a complementpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectParódias Matemáticaspt_BR
dc.subjectMatemática e música - Ensino e aprendizadopt_BR
dc.subjectParódias no ensino da Matemáticapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMathematical Parodiespt_BR
dc.subjectMathematics and music - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectParodies in Mathematics teachingpt_BR
dc.titleMatemática e Música: uso de paródias como ferramenta de ensino e aprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematics and Music: use of parodies as a teaching and learning tool in Mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Olivio Crispim de, Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0260363055002420pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Clarina Brito Debus-
dc.contributor.referee2Sousa, Paulo do Nascimento-
dc.description.resumoO presente estudo, refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estadual do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é investigar se a utilização da Música, através das paródias, poderia auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A escolha do tema justifica-se pelas paródias serem uma forma atrativa e divertida de chamar a atenção dos alunos. Trata-se de uma investigação descritiva, realizada com os alunos de 3ª série do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Maria do Socorro Coelho Cabral. Para a coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa de campo, mediante uma aula prática e, em seguida, a aplicação de um formulário online com os estudantes e um questionário com os professores que trabalham no turno matutino da referida instituição. Além disso, foram analisadas as letras das paródias expostas na aula prática. Após o levantamento, os dados foram analisados, através do método quali-quantitativo. Com isso, os resultados obtidos mostraram que os alunos têm facilidade em aprender letras de músicas, muitos nunca haviam utilizado as paródias, mas se mostraram receptivos quanto a sua inserção nas aulas. Já os professores concordaram que a Música pode ser utilizada na educação Matemática, ressaltando que é um método que não substituirá os métodos de ensino usuais e sim servirão como complementopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Balsaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA NUNES MOTA - TCC.pdfPDF A10.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.