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dc.creatorDuarte, Andreia Karine-
dc.date.accessioned2024-07-01T21:21:06Z-
dc.date.available2024-06-01-
dc.date.available2024-07-01T21:21:06Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.citationDUARTE, Andreia Karine. Em cena a pedagogia vicentina para a salvação: representações da sociedade portuguesa durante os reinados de D. Manuel I e D. João III. 2018. 130f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2824pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2824-
dc.description.abstractAmid the nuances of the "new" thoughts of the Renaissance, effusion of the great commercial voyages nautical and the outbreaks of pestes, Portugal was under the reigns of D. Manuel I and D. João III in full political development and intense incentive to intellectual and cultural activity. In this scenario Gil Vicente, a Portuguese court poet in the early sixteenth century. Of uncertain biography, Gil Vicente produced more than forty pieces with religious and comic themes. His works were collected in a compilation published by his sons in 1562. In this edition the Vincentian works were divided into works of Devotion, Farsas, Tragicomédias and Obras Minutos. In this work we will analyze three pieces of the set of Devotion works (the Auto da Barca do Inferno, the Auto da Barca do Purgatório and the Auto da Barca da Glória) and one of the category Tragicomédias (the Aggravated), is a critical one on the dissatisfactions of Portuguese society and the other pieces are a reflection on the judgment of souls (representatives of Portuguese individuals). The demoralization of Christian rules, the abandonment of faith and social ambition were the main criticisms of Gil Vicente in these plays, which creates his characters, to serve as examples of vicious and virtuous behavior. Having in this sense, the scenic Vincentian pedagogical commitment, because it taught the correct practices for the formation of a good Christian. In this research we will verify the ideal behavioral models for Salvation, proposed by Gil Vicente the Portuguese society of the sixteenth century, as well as to understand through the countermodels what were the criticisms of Gil Vicente and his perception of an ideal society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectSalvaçãopt_BR
dc.subjectModelos Ideaispt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectComportamentospt_BR
dc.subjectIdade médiapt_BR
dc.subjectTeatralpt_BR
dc.subjectSalvationpt_BR
dc.subjectIdeal Modelspt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectBehaviorspt_BR
dc.subjectMiddle Agespt_BR
dc.subjectTheatricalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleEm cena a pedagogia vicentina para a salvação: representações da sociedade portuguesa durante os reinados de D. Manuel I e D. João IIIpt_BR
dc.title.alternativeVincentian pedagogy for salvation on stage: representations of Portuguese society during the reigns of D. Manuel I and D. João IIIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDDUARTE, A. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7370425658861134pt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Ana Lívia Bomfim-
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, A. L. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee2Camelo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoEm meio às nuanças dos “novos” pensamentos da Renascença, efusão das grandes viagens comerciais náuticas e os surtos de pestes, Portugal se via sob os reinados de D. Manuel I e D. João III em pleno desenvolvimento político e intenso incentivo à atividade intelectual e cultural. Nesse cenário atuara Gil Vicente, poeta da corte lusa no início do século XVI. De biografia incerta, Gil Vicente produziu mais de quarenta peças com temáticas religiosas e cômicas. Suas obras foram reunidas em uma compilação publicadas por seus filhos em 1562. Nessa edição, as obras vicentinas foram divididas em obras de Devoção, Farsas, Tragicomédias e Obras Miúdas. Neste trabalho, analisaremos três peças do conjunto de obras de Devoção (o Auto da Barca do Inferno, o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória) e uma da categoria Tragicomédias (a Romagem dos Agravados). Esta última é uma crítica sobre as insatisfações da sociedade portuguesa e as outras peças, uma reflexão sobre o julgamento das almas (representantes dos indivíduos portugueses). A desmoralização das regras cristãs, o abandono da fé e a ambição social eram as principais críticas de Gil Vicente nessas peças, que cria seus personagens para servirem de exemplos aos comportamentos viciosos e virtuosos. Nesse sentido, a cênica vicentina tinha um compromisso pedagógico, pois ensinava as práticas corretas para a formação de um bom cristão. Nesta pesquisa, iremos verificar os modelos de comportamento ideais para a Salvação propostos por Gil Vicente à sociedade portuguesa do século XVI, assim como entender, por meio dos contramodelos, quais eram as críticas de Gil Vicente e sua percepção de uma sociedade ideal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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