Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
Título: As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)
Título(s) alternativo(s): The representations of post-colonial Senegalese society in Ousmane Sembéne's filmography: an analysis of the film Xala (1974)
Autor(es): Ferreira, Ana Paula Mendes
Orientador: Barbosa, Viviane de Oliveira
Membro da Banca: Ferreira, Marcia Milena Galdez
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Data do documento: 2018-06-25
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A trajetória do cinema africano teve início na década de 1960, período a partir do qual a maioria dos países colonizados foi alcançando sua independência. Com o reconhecimento do trabalho do cineasta senegalês Ousmane Sembène, começou-se a falar de um Cinema Africano, cujo intuito seria o de desconstruir as representações equivocadas e pejorativas instituídas sobre África e suas populações na cinematografia corrente e na mídia em geral. Xala, que em wolof – língua local do Senegal – significa maldição, foi o sexto filme de Sembène, produzido no ano de 1974. O longa-metragem é marcado pela profunda crítica à sociedade senegalesa recém-independente. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir as representações da sociedade senegalesa pós-colonial no filme Xala.
Resumo: The trajectory of African cinema began in the 1960s, a period from which the Most colonized countries achieved independence. With the recognition of the work of the Senegalese filmmaker Ousmane Sembène, people began to talk about an African Cinema, whose aim would be to deconstruct the mistaken and pejorative representations established about Africa and its populations in current cinematography and in the media in general. Xala, which in Wolof – the local language of Senegal – means curse, was Sembène's sixth film, produced in 1974. The feature film is marked by a profound criticism of the newly independent Senegalese society. Therefore, the present work aims to discuss the representations of post-colonial Senegalese society in the film Xala.
Palavras-chave: Cinema africano
Ousmane Sembène
Xala
Senegal Pós-colonial
African cinema
movie
cinematografia
cinematography
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Ana Paula Mendes Ferreira- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.