Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2821
Título: Metodologias para o ensino da Matemática: algumas contribuições sobre história da Matemática, jogos e tecnologia
Título(s) alternativo(s): Methodologies for teaching Mathematics: some contributions on the history of Mathematics, games and technology
Autor(es): Ataides, Helry Neith Lopes Coelho
Orientador: Leite, Lusitonia da Silva
Membro da Banca: Costa, Juliana Ferreira
Membro da Banca: Saraiva, Wemerson Pimentel
Data do documento: 2024-03-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa aborda a importância das metodologias para o ensino da Matemática, no que diz respeito a algumas contribuições sobre História da Matemática, Jogos e Tecnologia. Como objetivo geral, este estudo visou analisar como a utilização dessas metodologias pode melhorar o ensino da disciplina, considerando tanto suas contribuições quanto alguns desafios que podem surgir ao adotar tais abordagens. Assim, delineou-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre o ensino de Matemática e a importância de utilizar metodologias de ensino para lecionar essa disciplina, fazer um estudo sobre a utilização da História da Matemática, Jogos e Tecnologia como metodologias de ensino para ensinar a Matemática e verificar se há uso dessas metodologias pelos professores de Matematica dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Balsas/MA. A metodologia empregada envolveu uma analise bibliográfica baseando-se em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), além do estudo de vários autores, bem como uma pesquisa de campo junto aos docentes de Matemática referidos anteriormente, na qual foram analisadas as respostas dadas pelos professores a um questionário, a partir do qual se analisou as práticas pedagógicas dos mesmo em relação a utilização dessas metodologias de ensino. Frente à análise desta pesquisa inferiu-se que a mesma instigou uma reflexão a qual contribuiu para o aperfeiçoamento das práticas educativas no ensino da Matemática, além de motivação para a utilização de abordagens mais eficazes e significativas, especialmente as metodologias presentes nessa pesquisa, tendo em vista elevar o padrão de qualidade do ensino e, consequentemente, alcançar resultados de aprendizagem mais positivos.
Resumo: The research addresses the importance of methodologies for teaching mathematics, with regard to some contributions from the History of Mathematics, Games and Technology. As a general objective, this study aimed to analyze how the use of these methodologies can improve the teaching of the subject, considering both their contributions and some challenges that may arise when adopting such approaches. Thus, the following specific objectives were outlined: to discuss the teaching of Mathematics and the importance of using teaching methodologies to teach this subject, to study the use of the History of Mathematics, Games and Technology as teaching methodologies to teach Mathematics and to check whether these methodologies are used by Mathematics teachers in the final years of primary school at a municipal school located in BaisaslMA. The methodology employed involved a bibliographic analysis based on documents such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and “the National Curriculum Parameters (PCN), as well as study by various authors, as well as a field survey with the Mathematics teachers mentioned above, in which the answers given by the teachers to a questionnaire were analyzed, based on which their pedagogical practices were analyzed in relation to the use of these teaching methodologies. In the light of the analysis of this research, it was inferred that it instigated a reflection which contributed to the improvement of educational practices in the teaching of mathematics, as well as motivating the use of more effective and meaningful approaches, especially the methodologies present in this research, with a view to raising the standard of teaching quality and consequently, achieving more positive learning results.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Matemática - ensino
Metodologias - ensino de Matemática
História da Matemática
Jogos e ensino de Matemática
Tecnologia e ensino de Matemática
Práticas docentes - Matemática
Professores de Matemática
Base Nacional Curricular Comum - BNCC
Análise bibliográfica
Formação continuada - professores de Matemática
Teaching Mathematics
Mathematics - teaching
Methodologies - teaching Mathematics
History of Mathematics
Games and teaching Mathematics
Technology and mathematics teaching
Teaching practices - Mathematics
Mathematics Teachers
Common National Curricular Base - BNCC
Bibliographic analysis
Continuing training - Mathematics teachers
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - HELRY NEITH LOPES COELHO ATAIDES - LIC. MATEMÁTICA BALSAS UEMA 2024.pdfPDF A14.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.