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Título: MARKETING POLÍTICO: uma análise sobre campanhas eleitorais e sua influência para o convencimento do eleitor São Luís
Título(s) alternativo(s): POLITICAL MARKETING: an analysis of electoral campaigns and their influence in convincing voters Saint Louis
Autor(es): Ferreira, Ademildes de Cássia Gomes
Orientador: Façanha Neto, Inácio Ferreira
Membro da Banca: Santos, Maria de Fátima Ribeiro dos
Membro da Banca: Santos, Fábio Abreu dos
Data do documento: 2016-12-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar as campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de São Luís, discutindo a correlação entre as estratégicas mercadológicas aplicadas em um contexto político e o processo de decisão do eleitorado. Tem-se como objetivos específicos identificar os artifícios comunicacionais utilizados pelos candidatos, as estratégias discursivas, persuasivas das campanhas eleitorais e o comportamento diante as ações partidárias, bem como interpretar o direcionamento da propaganda. Além da utilização de uma pesquisa de abordagem qualitativa para estabelecer e comprovar tal correlação. Decidiu-se analisar as campanhas partidárias e verificar se tais publicidades influenciam na intenção de voto para um candidato. Com esse estudo percebe-se a importância da realização de uma pesquisa não só para um melhor entendimento dos comunicadores, mas para a população em geral a partir dos usos de técnicas, simbologias, slogans, conceitos e significações. Apresenta-se então, uma situação de impacto das ações mercadológicas, construindo uma imagem sólida dos candidatos, fazendo com que se propicie a persuasão, ou seja, haja a influência dessas estratégias de marketing no comportamento do eleitor.
Resumo: The purpose of this study is to analyze the electoral campaigns of candidates for mayor of São Luís, discussing the correlation between the market strategies applied in a political context and the decision process of the electorate. The aim is to identify the communication strategies used by the candidates, the discursive and persuasive strategies of the electoral campaigns, and the behavior towards the party actions, as well as to interpret the direction of the advertisement. In addition, to use a qualitative approach research to establish and prove such correlation. It was decided to analyze the party campaigns and to verify if such publicity influences the intention of vote for a candidate. Through this study, it is noticed the importance of conducting research not only for a better understanding of communicators, but for the general population based on the uses of techniques, symbologies, slogans, concepts and meanings. It presents a situation of impact of market actions, building a solid image of the candidates, making it possible to persuade, in other words, allowing the influence of these marketing strategies on the behavior of the voter.
Palavras-chave: Campanhas eleitorais
Ações partidárias
Decisão do eleitorado
Ações mercadológicas-Contexto político
Election campaigns
Party actions
Electorate decision
Marketing actions-Political context
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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