Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso Neto, Manoel de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T20:30:01Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-06-20T20:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO NETO, Manoel de Sousa. A utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal-MA. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805 | - |
dc.description.abstract | Considering that digital technologies have changed all spheres of our contemporary society and are part of the daily lives of students and teachers, we researched on the use of software as a support tool in the teaching of Mathematics at the Centro de Ensino Estado do Ceará, in the city of Bacabal/ MA, in order to analyze the contributions that the use of software offers in the teaching and learning of Mathematics. Therefore, it is necessary to identify the main digital devices and software that are used by teachers in Mathematics classes at the Centro de Ensino Estado do Ceará, describe the teacher profile regarding the use of digital devices and software in teaching and learning of Mathematics and suggest several software that can be used in the study of thematic units addressed in High School Mathematics. We carried out a field research, with a quantitative-qualitative approach, through questionnaires applied to teachers and students of the educational institution and bibliographic research for the theoretical foundation of this work. In view of this, we verified that teachers and students have sufficient mastery to use digital technologies and software in the classroom, and that they believe that they contribute to the teaching and learning of Mathematics, which imposes on us the realization that the software is important pedagogical resources that promote the mediation of learning, when properly implemented by the teacher. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Softwares | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Metodologia alternativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Teaching Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Digital Technologies | pt_BR |
dc.subject | Alternative Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning Process | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Resource | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.title | A utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of software as a support tool in teaching mathematics at the Ceará State Teaching Center, in the city of Bacabal-MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | 8128127305794296 | pt_BR |
dc.creator.ID | CARDOSO NETO, M. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8128127305794296 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Vilmar Martins da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 4906541285596138 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4906541285596138 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Vilmar Martins da | - |
dc.description.resumo | Considerando que as tecnologias digitais modificaram todas as esferas da nossa sociedade contemporânea e fazem parte do cotidiano dos alunos e docentes, pesquisamos sobre a utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da Matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal/MA, com a finalidade de analisar as contribuições que o uso de softwares oferece no ensino e aprendizagem de Matemática. Para tanto, é necessário identificar os principais dispositivos digitais e softwares que são utilizados pelos professores nas aulas de Matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, descrever o perfil docente quanto ao uso dos dispositivos digitais e softwares no ensino e aprendizagem da Matemática e sugerir diversos softwares que podem ser usados no estudo das unidades temáticas abordadas na Matemática do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa, através de questionários aplicados aos docentes e alunos da instituição educacional e pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica deste trabalho. Diante disso, verificamos que os docentes e alunos possuem domínio suficiente para a utilização das tecnologias digitais e softwares na sala de aula, e que acreditam que elas contribuem para o ensino e aprendizagem da Matemática, o que nos impõe a constatação de que os softwares são importantes recursos pedagógicos que promovem a mediação da aprendizagem, quando adequadamente implementados pelo docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bacabal | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática Licenciatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA- MANOEL DE SOUSA CARDOSO NETO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdf | PDF- A | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.