Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso Neto, Manoel de Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-20T20:30:01Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T20:30:01Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationCARDOSO NETO, Manoel de Sousa. A utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal-MA. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2805-
dc.description.abstractConsidering that digital technologies have changed all spheres of our contemporary society and are part of the daily lives of students and teachers, we researched on the use of software as a support tool in the teaching of Mathematics at the Centro de Ensino Estado do Ceará, in the city of Bacabal/ MA, in order to analyze the contributions that the use of software offers in the teaching and learning of Mathematics. Therefore, it is necessary to identify the main digital devices and software that are used by teachers in Mathematics classes at the Centro de Ensino Estado do Ceará, describe the teacher profile regarding the use of digital devices and software in teaching and learning of Mathematics and suggest several software that can be used in the study of thematic units addressed in High School Mathematics. We carried out a field research, with a quantitative-qualitative approach, through questionnaires applied to teachers and students of the educational institution and bibliographic research for the theoretical foundation of this work. In view of this, we verified that teachers and students have sufficient mastery to use digital technologies and software in the classroom, and that they believe that they contribute to the teaching and learning of Mathematics, which imposes on us the realization that the software is important pedagogical resources that promote the mediation of learning, when properly implemented by the teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMetodologia alternativapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectAlternative Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Processpt_BR
dc.subjectPedagogical Resourcept_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleA utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal-MApt_BR
dc.title.alternativeThe use of software as a support tool in teaching mathematics at the Ceará State Teaching Center, in the city of Bacabal-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID8128127305794296pt_BR
dc.creator.IDCARDOSO NETO, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128127305794296pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1ID4906541285596138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vilmar Martins da-
dc.description.resumoConsiderando que as tecnologias digitais modificaram todas as esferas da nossa sociedade contemporânea e fazem parte do cotidiano dos alunos e docentes, pesquisamos sobre a utilização de softwares como ferramenta de apoio no ensino da Matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, na cidade de Bacabal/MA, com a finalidade de analisar as contribuições que o uso de softwares oferece no ensino e aprendizagem de Matemática. Para tanto, é necessário identificar os principais dispositivos digitais e softwares que são utilizados pelos professores nas aulas de Matemática no Centro de Ensino Estado do Ceará, descrever o perfil docente quanto ao uso dos dispositivos digitais e softwares no ensino e aprendizagem da Matemática e sugerir diversos softwares que podem ser usados no estudo das unidades temáticas abordadas na Matemática do Ensino Médio. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa, através de questionários aplicados aos docentes e alunos da instituição educacional e pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica deste trabalho. Diante disso, verificamos que os docentes e alunos possuem domínio suficiente para a utilização das tecnologias digitais e softwares na sala de aula, e que acreditam que elas contribuem para o ensino e aprendizagem da Matemática, o que nos impõe a constatação de que os softwares são importantes recursos pedagógicos que promovem a mediação da aprendizagem, quando adequadamente implementados pelo docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- MANOEL DE SOUSA CARDOSO NETO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdfPDF- A1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.