Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2801
Título: A plataforma YouTube como ferramenta de acesso a conteúdos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem de acadêmicos no ensino remoto do curso de matemática no turno noturno Campus Bacabal - UEMA
Título(s) alternativo(s): The Youtube platform as a tool for accessing mathematical content for the development of academic learning in remote teaching of the mathematics course in the evening shift at Bacabal Campus - UEMA
Autor(es): Sales, Evilanny Caroelly Do Nascimento
Orientador: Rocha, Luiz Paulo Brito
Membro da Banca: Santos, Paulo César
Membro da Banca: Vieira, José da Silva
Membro da Banca: Rocha, Luiz Paulo Brito
Data do documento: 2022-08-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Em meio a uma pandemia global, causada pelo vírus COVID-19, a comunidade educacional se vê agora com uma nova realidade de ensino, o Ensino Remoto, professores e alunos reaprendendo a ensinar e a aprender. Ainda que distantes fisicamente, se fazendo presentes virtualmente, na busca constante em dar continuidade ao Ensino brasileiro. Reconhece-se que uma grande maioria da população estudantil do país sofre com dificuldades de aprendizagem matemática, e que com o sistema de Ensino Remoto essa circunstância se intensificou. Amparados agora pelas tecnologias digitais, inicia-se a utilização dessas ferramentas a fim de ajudar e auxiliar educandos e educadores nos conteúdos estudados. Como estudo deu-se ênfase a plataforma YouTube, que é um canal de compartilhamento de vídeos e que conforme o tempo foi passando se tornou uma ferramenta popular entre os brasileiros, com uma ampla diversidade de conteúdo, inclusive educacionais. Portanto o presente trabalho buscou verificar se durante o ensino remoto, os acadêmicos de Licenciatura em Matemática, no turno noturno da Instituição UEMA, Campus Bacabal, utilizaram a plataforma YouTube como uma ferramenta auxiliadora no processo de suas aprendizagens. Tendo como respaldo fundamentação teórica e um questionário aplicado aos discentes do Ensino Superior. Por meio da verificação constatou-se que a utilização da plataforma como ferramenta de aprendizagem tornou-se útil e de boa performance, que consequentemente pôde dar suporte a esses alunos durante o ensino remoto. E verificou-se que o YouTube é uma plataforma que tem potencial para ser mais explorada por discentes e docentes, até mesmo em sala de aula, como uma ferramenta auxiliadora de aprendizagem.
Resumo: In the midst of a global pandemic, teaching by the COVID-19 virus, the educational community now sees itself with a new reality of Remote Learning, teachers and students relearning to teach and learn That physically distant, constantly making themselves present, in the search to still continue virtually to Brazilian Education. It is recognized that a large majority of the country's student population suffers from difficulties in learning mathematics, and that with the remote teaching system this circumstance is intensified. Supported now by digital technologies, the use of these tools begins to help and assist educators in the educational content studied. As a study, emphasis was given to the YouTube platform, which is a video sharing channel and which has long become a popular tool among Brazilians, with a wide diversity of content, including educational content. Therefore, the present work sought to verify whether, during remote teaching, higher education is using its Mathematics Licentiate learning, in the night shift of the UEMA Institution, Campus Bacabal, the YouTube platform as an auxiliary tool in the teaching process. Based on the theoretical and applied foundations of higher education records. Through the useful assessment tool how these students used the learning platform to become remote, which consequently and could give these students a good performance. and a tool better served than YouTube is a platform that has potential exploited by teachers, even in class, as a learning aid for learning, as a learning aid.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Tecnologias Digitais
Matemática
YouTube
Pandemia
Metodologias
Ferramentas de aprendizagem
Acessibilidade educacional
Remote Teaching
Digital Technologies
Mathematics
YouTube
Pandemic
Methodologies
Learning Tools
Educational Accessibility
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EVILANNY CAROELLY DO NASCIMENTO SALES - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2022.pdfPDF-A508.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.