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Título: Atuação da PMMA na prevenção e enfrentamento à violência escolar: uma análise na Escola U. I. Dr. Clarindo Santiago
Título(s) alternativo(s): PMMA’s role in preventing and combating school violence: an analysis at the U. I. Dr. Clarindo Santiago School
Autor(es): Rocha, Rafaele de Cássia Dias
Orientador: Veras, Wellington Rodrigues
Membro da Banca: Araújo Júnior, Jorge Antônio de
Membro da Banca: Loureiro, Braulio Roberto de Castro
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Hodiernamente a sociedade brasileira perpassa por diversos problemas sociais, como um dos mais graves é o fenômeno da violência. Esta, por sua vez, permaneceu e se fortaleceu, tornando-se este arraigado na sociedade brasileira ao longo do tempo. O cidadão brasileiro convive diuturnamente com esse fenômeno, que alcançou até mesmo às instituições de ensino, sendo denominado como “violência escolar”. Dessa forma, a Polícia Militar, em diversos estados brasileiros, precisou se reinventar, passando a adotar uma postura mais próxima da sociedade, e encontrou na escola uma possibilidade para iniciar um tipo de policiamento voltado para a comunidade escolar, não sendo diferente no estado do Maranhão. Nesse contexto, a escola U. I. Dr. Clarindo Santiago, situada no município de São Luís- MA, está sensível a essas diversas formas de manifestação deste fenômeno. Este trabalho possui o objetivo de analisar o impacto da atuação da PMMA através das ações de prevenção e enfrentamento contra a violência no ambiente escolar, baseado na percepção dos alunos. O enfoque é baseado em conceituar e identificar, além de apontar as forma de manifestação da violência, assim como a violência que atinge o ambiente escolar; apresentar o policiamento comunitário escolar realizado pela PMMA e demonstrar como se deu a sua evolução ao longo do tempo; compreender o contexto social, estrutural e organizacional da escola U. I. Dr. Clarindo Santiago. A pesquisa foi aplicada junto aos alunos da escola, constituindo se como descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa e método indutivo. Utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais, além de aplicação de questionários. A pesquisa mostra a importância da construção de uma nova forma de interação com a sociedade para prevenir e combater um problema atual, complexo e crescente. Destarte, constatou-se que é possível haver uma polícia que no cumprimento da lei e na manutenção da ordem que aproxima-se cada vez mais da comunidade, possuindo uma chance palpável de obter o respeito e a confiança dos jovens, porém, essa modalidade de policiamento ainda não foi suficientemente explorada.
Resumo: Currently Brazilian society is experiencing various social problems, as one of the most serious is the phenomenon of violence. This, in turn, remained and strengthened, becoming this rooted in Brazilian society over time. Brazilian citizens live together with this phenomenon, which has reached even educational institutions, being termed "school violence". In this way, the Military Police, in several Brazilian states, needed to reinvent itself, adopting a position closer to society, and found in school a possibility to initiate a type of policing aimed at the school community, not being different in the state of Maranhão. In this context, the U. I. Dr. Clarindo Santiago school, located in the municipality of São Luís-MA, is sensitive to these diverse forms of manifestation of this phenomenon. This work has the objective of analyzing the impact of PMMA's actions through the actions of prevention and coping against violence in the school environment, based on the students' perception. The focus is based on conceptualizing and identifying, as well as pointing out the manifestations of violence, as well as the violence that affects the school environment; present the community policing carried out by the PMMA and demonstrate how it has evolved over time; understand the social, structural and organizational context of the U. I. Dr. Clarindo Santiago School. The research was applied to the students of the school, constituting as descriptive and exploratory, quantitative approach and inductive method. We used bibliographic and documentary procedures, besides the application of questionnaires. Research shows the importance of building a new way of interacting with society to prevent and combat a current, complex and growing problem. From this, it was found that it is possible to have a law enforcement and law enforcement force that is increasingly approaching the community, with a palpable chance of obtaining the respect and confidence of the young, but this modality of policing has not yet been sufficiently explored.
Palavras-chave: Polícia Militar do Maranhão - PMMA
Tipos de violência
Violência escolar
Policiamento comunitário escolar
Escola U. I. Dr. Clarindo Santiago
Monografia
Maranhão Military Police - PMMA
Types of violence
School violence
School community policing
U. I. Dr. Clarindo Santiago School
Monography
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