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dc.creatorCastro, Doralice Alves de-
dc.date.accessioned2024-06-17T17:30:43Z-
dc.date.available2024-06-17-
dc.date.available2024-06-17T17:30:43Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationCASTRO, Doralice Alves de. Semiótica e suas contribuições na formação de professores de matemática. 2024. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2769pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2769-
dc.description.abstractReflection on how the construction of concepts in mathematics and the cognitive thinking involved in it takes place, proves to be an essential process for the organization of teaching activities in this area of teaching, and this motivated the search for this research, which aimed to general understand how the Theory of Symeotic Representation can contribute to the training of mathematics teachers, helping them to have knowledge and methodologies that ensure contextualized and meaningful teaching to the student. Specifically, the aim was to develop a discussion on the historiography of teacher training; investigate the Theory of Symeotic Representations in the teacher's academic knowledge in dialogue with mathematical school knowledge and; detail the results of bibliographic findings on TRS and its contributions to the teacher's work. As a methodology, the research adopted a descriptive study of a qualitative nature, as it used bibliographical research anchored in laws and authors that discuss the topic under discussion, namely: Saviani (2009), D' Ambrosio (2008), Duval (2009; 2011), Lopes (2004), Law of Guidelines and Bases – LDB Nº 9394/96 (Brazil, 1996), among others. The research findings point to the contributions of semiotics as essential elements in the production of mathematical school knowledge, as this field has a specific language, many have difficulties understanding and conceptualizing it, thus, it was understood that the Theory of Semiotic Representations discovered by French researcher Raymond Duval increase the chances of learning mathematics in a didactic, simple, but contextualized way to reach answers that are significant to the subject's life and life in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria das Representações Semióticaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProcesso ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectConceitos matemáticospt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTheory of Semiotic Representationspt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching and Learning Processpt_BR
dc.subjectMathematical Conceptspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.titleSemiótica e suas contribuições na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeSemiotics and its contributions to the training of mathematics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID8270323918373411pt_BR
dc.creator.IDCASTRO, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270323918373411pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1ID4906541285596138pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee2Dualibe, Fabiano Brito-
dc.description.resumoA reflexão sobre como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido nela, mostra-se como um processo essencial para a organização de atividades nesta área de ensino, e isso motivou a busca por esta pesquisa que teve como objetivo geral compreender como a Teoria da Representação Simeótica pode contribuir na formação de professores de matemática, ajudando-os a dispor de conhecimentos e metodologias que assegurem um ensino contextualizado e significativo ao aluno. De modo específico, pretendeuse desenvolver uma discussão sobre a historiografia da formação do professor; investigar a Teoria das Representações Simeóticas no saber acadêmico do docente em diálogo com o saber escolar matemático e; detalhar os resultados dos achados bibliográficos sobre a TRS e suas contribuições no fazer do professor. Como metodologia, a pesquisa, apropriou-se de um estudo de cunho descritivo de natureza qualitativa, por utilizar-se de uma pesquisa bibliográfica ancorada em leis e autores que tematizam sobre o tema em discussão, a saber: Saviani (2009), D’Ambrosio (2008), Duval (2009; 2011), Lopes (2004), Lei de Diretrizes e Bases – LDB Nº 9394/96 (Brasil, 1996), entre outros. Os achados da pesquisa apontam para as contribuições da semiótica como elementos essenciais na produção do conhecimento escolar matemático, pois este campo por ter uma linguagem específica, muitos têm dificuldades de entendê-lo e de conceituá-lo, dessa forma, ficou compreendido que a Teoria das Representações Semióticas descoberta pelo pesquisador francês Raymond Duval eleva as chances de aprendizagem matemática de forma didática, simples, porém contextualizada com vistas ao alcance de respostas que sejam significativas à vida estudantil e à vida em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

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