Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2719
Título: Marcas de oralidade em textos opinativos: influência da fala na produção escrita dos alunos do 2º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Orality marks in opinionated texts: influence of speech on production writing by 2nd year high school students
Autor(es): Oliveira, Antonia Elane de Meneses
Nascimento, Moisés Oliveira do
Orientador: Moura, Raimundo José Rodrigues de
Membro da Banca: Reis, Wallace de Lima
Membro da Banca: Ferreira, Neudson Nicasio
Data do documento: 2023-12-18
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo aborda as marcas de oralidade em textos opinativos, destacando a influência de teóricos nesse domínio linguístico. O objetivo central é analisar como a oralidade se reflete nos textos dissertativos dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena. A metodologia proposta enfoca uma análise que ressalta a importância do planejamento e coesão na produção escrita, contrastando com a espontaneidade da fala, especialmente no contexto do ensino médio. Resultados indicam desafios no Enem devido a falta de compreensão dessas nuances, apontando para a possível comprometimento da qualidade da redação e da pontuação dos estudantes. Em conclusão, o estudo sugere uma pesquisa estruturada para explorar as implicações das marcas de oralidade em textos opinativos, considerando o desafio da norma padrão
Resumo: This study addresses the marks of orality in opinion texts, highlighting the influence of theorists in this linguistic domain. The main objective is to analyze how orality is reflected in the argumentative texts of high school students at the Arlindo Ferreira de Lucena Teaching Center. The proposed methodology focuses on an analysis that emphasizes the importance of planning and cohesion in written production, contrasting with the spontaneity of speech, especially in the context of high school. Results indicate challenges in the National High School Exam (ENEM) due to a lack of comprehension of these nuances, pointing towards potential compromise in the quality of students' essays and their scores. In conclusion, the study suggests a structured investigation to explore the implications of orality marks in opinion texts, considering the challenge of standard norms
Palavras-chave: Escrita
Ensino médio
Marcas de oralidade
Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena
Coloquialismo
Mikhail Bakhtin
Writing
High school
Oral features
Colloquialism
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANTONIA E MOISÉS - LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2023.pdfPDF - A2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.