Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cintia Naiara da Silva Soares de-
dc.creatorRodrigues, Michell Helre dos Anjos-
dc.date.accessioned2024-06-06T17:31:47Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-06-06T17:31:47Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationSOUSA, Cintia Naiara da Silva Soares de; RODRIGUES, Michell Helre dos Anjos. O negro como protagonista no conto “A Escrava” de Maria Firmina dos Reis: uma proposta didática em consonância com a Lei 10.639/03 na Unidade Integrada Professor Galeno Edgar Brandes em Barra do Corda-MA. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão, Barra do Corda, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2715pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2715-
dc.description.abstractThe present work presents itself as a proposal for a pedagogical intervention for 8th year students in classes "A and B of Elementary Education at the Escola Integrada Professor Galeno Edgar Brandes located in the Trizidela neighborhood in the city of Barra do Corda-MA, from the short story, "A SLAVE" by Maria Firmina dos Reis (1822-1917). Promoting practices that contribute to the educational inclusion of students in the classes already mentioned. In this sense, the general objective is to analyze the textbook as a work program for cultural diversity of Afro-Brazilian literature from the perspective of teachers at the aforementioned school. Methodologically, we started from a qualitative approach and carried out observations within the selected school and semi-structured interviews with the Portuguese Language and History teachers in the classes. The study was conducted using a qualitative and interventionist methodological approach, which seeks to integrate theory and practice. The theoretical foundation of the study was based on several authors, such as CAVALLEIRO (2000), TELLES (2010), HELLER (2004). AMANCIO (2008), among others. These authors provided essential theoretical support for the understanding and analysis of Black Brazilian Literature. Through the research, we identified that there is no specific training focused on this topic, nor sufficient pedagogical methods to include the subjects in a qualitative waypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reispt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectUnidade Integrada Professor Galeno Edgar Brandespt_BR
dc.subjectBarra do Corda-MApt_BR
dc.subjectA Escravapt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian literaturept_BR
dc.subjectLaw 10,639/03pt_BR
dc.subjectThe Slave Womanpt_BR
dc.titleO negro como protagonista no conto “A Escrava” de Maria Firmina dos Reis: uma proposta didática em consonância com a Lei 10.639/03 na Unidade Integrada Professor Galeno Edgar Brandes em Barra do Corda-MApt_BR
dc.title.alternativeThe black man as the protagonist in the short story “A Escrava” by Maria Firmina dos Reis: a didactic proposal in line with Law 10.639/03 in the Unit Integrated Professor Galeno Edgar Brandes in Barra do Corda-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Raimundo José Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270230417784345pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Wallace de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8942002502177894pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Nely Sobrinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7880146383572882pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta-se como proposta de intervenção pedagógica para os alunos do 8º ano das turmas “A e B” do Ensino Fundamental na escola Unidade Integrada Professor Galeno Edgar Brandes, localizada no bairro Trizidela na cidade de Barra do Corda-MA, a partir do conto “A ESCRAVA” de Maria Firmina dos Reis (1822-1917). Fomentando práticas que contribuam para a inclusão educacional dos discentes das turmas já citada. Neste sentido, temse como objetivo geral analisar o livro didático como programa de trabalho da diversidade cultural da literatura afro-brasileira na visão dos professores da escola citada. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e realizamos observações no âmbito da escola selecionada e entrevistas semiestruturadas com os professores de Língua Portuguesa e História das turmas. O estudo foi conduzido utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e intervencionista, que busca integrar teoria e prática. A fundamentação teórica do estudo se baseou em diversos autores, como CAVALLEIRO (2000), TELLES (2010), HELLER (2004), AMANCIO (2008), dentre outros. Esses autores forneceram suporte teórico essencial para a compreensão e análise da Literatura Negro- Brasileira. Com a pesquisa identificamos que não há formação especifica voltadas para essa temática, nem métodos pedagógicos suficientes para incluir os assuntos de forma qualitativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CINTIA e MICHELL HELRE - LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2023.pdfPDF - A3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.