Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2680
Título: A educação escolar sob as grades e o ensino da língua Portuguesa na “cela” de aula da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Unidade Prisional de Santa Inês - MA
Título(s) alternativo(s): School education under bars and language teaching Portuguese in the “cell” of the education of young people, adults and elderly people (EJAI) at the Santa Inês Prison Unit - MA
Autor(es): Fontenele, Gisele Vaz
Mota, Wesley dos Santos
Orientador: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Cunha, Robson de Macêdo
Souto, Izabela Carolina Barros
Data do documento: 2024-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Diante dos desafios percorridos para explicar o processo de ensino e aprendizagem de linguagens em um ambiente de reclusão, a presente pesquisa investigou a educação escolar sob as grades e o ensino da Língua Portuguesa na “cela” de aula da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Unidade Prisional de Ressocialização em Santa Inês - MA. Compreende-se e justifica-se que atuar na prática de ensino no ambiente não regular do sistema educativo é complexo e cheio de desafios, visto que é um espaço que busca ser associado ao ensino regular, apesar do seu caráter “punitivo”. Serviu de importância para investigar o funcionamento do ensino, utilizando a Lei de Execução Penal (LEP, 1996), além de analisar o Plano Estadual de Educação Para as Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (2021), desenvolvido pela SEDUC-MA e SEAP-MA. Este plano esteve alinhado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2017), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Documento Curricular Território Maranhense (DCTM, 2022) e foi guiado pelo Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional (PEESP). Todo esse arcabouço normativo serviu de base teórica para compreender o contexto educacional no sistema prisional, especialmente em relação ao ambiente de aprendizagem. Consideramos como precursores os fundamentos teóricos de Onofre (2007, 2013), Soares (2002, 2009), Libâneo (1994) em conjunto com documentos normativos baseados nas políticas educacionais voltadas para o sistema educativo prisional, que visam assegurar o direito fundamental e a dignidade do indivíduo. Adotamos uma abordagem metodológica exploratória, combinando elementos qualitativos e quantitativos (Gil, 2002). No decorrer da pesquisa, aplicamos formulários contendo perguntas direcionadas a monitora e alunos, englobando tanto questões objetivas quanto subjetivas. Com isso, foram realizadas atividades relacionadas com o foco na escrita, leitura e interpretação para fins de alfabetização e letramento. A partir desses estudos, compreendemos suas necessidades fundamentais – fala, escrita, leitura e interpretação. Diante disso, considerou-se que alfabetizar e letrar um educando-preso requer esforços, ensinar principalmente os elementos da estrutura comunicativa, visto que essa se faz necessária para a comunicação e articulação de competências e habilidades. Por fim, houve a necessidade do reforço na escrita, leitura e interpretação para o desenvolvimento nas atividades gramaticais no sistema prisional para sua reinserção social. Contudo, não foi uma tarefa simples transmitir a importância de ser educado mesmo no ambiente de reclusão. No entanto, os alunos tiveram consciência de que dominar a escrita, expressar-se melhor e interpretar no sistema linguístico contribuiu para uma compreensão de direitos e deveres
Resumo: Faced with the challenges traced for explaining the process of teaching and learning languages in an imprisonment environment, this research investigated school education under bars and the teaching of the Portuguese Language in the “cage room” of Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) in the Unidade Prisional de Ressocialização Santa Inês - MA. It is understood and justified that working in teaching practice in the non-regular environment of the educational system is complex and full of challenges, as it is a space that seeks to be associated with regular education, despite its “punitive” character. It served importance to investigate the functioning of education, using the Lei de Execução Penal (LEP, 1996), in addition to analyzing the Plano Estadual de Educação Para as Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (2021) developed by SEDUC-MA and SEAP-MA. This plan was aligned with the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2017), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), the Documento Curricular Território Maranhense (DCTM, 2022) and was guided by the Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional (PEESP). This entire normative framework served as a theoretical basis for understanding the educational context in the prison system, especially about the learning environment. We consider as precursors the theoretical foundations of Onofre (2007, 2013), Soares (2002, 2009), and Libâneo (1994) together with normative documents based on educational policies aimed at the prison educational system, which aim to guarantee the fundamental rights and dignity of the individual. We adopted an exploratory methodological approach, combining qualitative and quantitative elements (Gil, 2002). During the research, we applied forms containing questions directed to monitor and students, covering both objective and subjective questions. With that, were realized activities related to the focus on writing, reading, and interpretation to the purpose of literacy and literacy practices. From these studies, we understand their fundamental needs – speaking, writing, reading, and interpreting. Given this, it was considered that alphabetizing prisoners to read and write requires effort, mainly teaching the elements of the communicative structure, given this is necessary for communication and articulation of skills and abilities. Finally, there was a need to reinforce writing, reading, and interpretation to develop the grammatical activities in the prison system for his social reintegration. However, it was not an easy task to convey the importance of being educated even in a reclusion environment. Nevertheless, students were aware that mastering writing, expressing themselves better, and interpreting the linguistic system contributed to an understanding of rights and duties
Palavras-chave: Educação prisional
Língua Portuguesa
Alfabetização e letramento
EJAI - ensino da linguagem
Educação - EJAI - Maranhão
Língua portuguesa - uso e prática - Sistema prisional
Educação escolar - aprisionados
Políticas Públicas educacionais
Prison education
Portuguese language
Literacy and literacy practices
EJAI - language teaching
Education - EJAI - Maranhão
Portuguese language - use and practice - Prison system
School education - imprisoned
Educational Public Policies
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – GISELE FONTENELE; WESLEY MOTA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF A2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.