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Título: A tríade do Ethos na construção semiolinguística do discurso na obra Capitães de Areia
Título(s) alternativo(s): The Ethos triad in the semiolinguistic construction of discourse in the work Sand Captains
Autor(es): Silva, Rebeca Campos
Orientador: Silva Neto., Antonio Cirílio da
Membro da Banca: ximenes, Italo Ramon Francisco de Melo Lima
Membro da Banca: Cunha, Robson de Macêdo
Data do documento: 2024-02-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a tríade do Ethos na construção semiolinguística do discurso de personagens na obra Capitães da Areia". Apresenta questões de análise acerca da tríade do Ethos no discurso sob uma perspectiva semiolinguística. A Teoria semiolinguística (TS) passa a ganhar espaço do linguista francês Patrick Charaudeau (2005), que se interessou em analisar o discurso sob uma perspectiva social. Para isso, a base da teoria se desenvolve no processo de semiotização de mundo; que leva em consideração: visão de mundo dos sujeitos, saberes, lugares de pertencimento, dispositivos comunicativos entre outros. Para tanto, acredita-se que no discurso da obra Capitães da areia, a tríade Ethos, Pathos e Logos, que significa, respectivamente: Aquilo que é mostrado, o afeto/ sentimentalismo e a argumentação/persuasão (Amossy, 2008), fazem parte do processo de semiotização de mundo construída na narrativa. Metodologicamente, uma análise semiolinguística: “consiste em relacionar entre si determinados questionamentos que tratam do fenômeno da linguagem – sendo uns mais externos (lógica das ações e influência social), outros mais internos (construção do sentido e construção do texto)” (Charaudeau, 2005, p. 13). Diante disso, se levou, primeiramente, em consideração, o discurso do autor como um locutor presente em uma situação fictícia e não como sujeito-fonte do enunciado. Nesse caso, analisou-se aquilo que é “mostrado”, ou seja: a imagem que a obra e, em conjunto, os personagens, refletem perante o leitor através do enunciado. Posto isso, para a construção semiolinguística do discurso na obra Capitães da areia, encontra-se a utilização persuasiva da tríade: ethos, phatos e logos
Resumo: This work aims to investigate the Ethos triad in the semiolinguistic construction of the speech of the characters in the work Capitães da Areia". It presents analytical questions about the Ethos triad in speech from a semiolinguistic perspective. The Semiolinguistic Theory (ST) begins to gain ground by The Linguist Frenchman Patrick Charaudeau (2005), who was interested in analyzing discourse from a social perspective. To this end, the basis of the theory is developed in the process of semiotization of the world; which takes into account: the subjects' worldview, knowledge, places of belonging, communicative devices, etc. To this end, it is believed that in the discourse of the work Capitães da Areia, the triad Ethos, Pathos and Logos emerges, which means, respectively: What is shown, affection/sentimentality and argumentation/persuasion (Amossy, 2008) are part of the process of semiotization of the world constructed in the narrative. Methodologically, a semiolinguistic analysis: “consists of relating certain issues that deal with the phenomenon of language – some more external (logic of actions and social influence), others more internal (construction of meaning and construction of the text)” (Charaudeau, 2005, p. 13). Given this, the author's speech was first taken into consideration as a speaker present in a fictitious situation and not as a source subject of the utterance. In this case, what is “shown” was analyzed, that is: the image that the work and, together, the characters, reflect to the reader through the testimony. That said, for the semiolinguistic construction of the discourse in the work Capitães da sand, there is the persuasive use of the triad: ethos, phatos and logos
Palavras-chave: Semiolinguística
Ethos
Pathos
Logos
Capitães da Areia
Semiolinguistics
Captains of the Sands
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

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