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Título: Marketing digital nas redes sociais: uma analise do perfil dos gestores de microempresas online do segmento de doces de São Luis
Título(s) alternativo(s): Digital marketing on social networks: an analysis of the profile of managers of online micro-enterprises in the sweets segment in São Luis
Autor(es): Costa, Thamiris Nascimento
Orientador: Oliveira, Lucia Helena Saraiva de
Membro da Banca: Santos, Fábio Abreu
Membro da Banca: Façanha Neto, Inácio Ferreira
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho trata de uma análise do perfil dos gestores de microempresas do segmento de doces da cidade de São Luís que atuam nas redes sociais, elencando suas características sóciodemográficas, as motivações para empreender nesse ambiente digital e as expectativas para o futuro do negócio. Inicialmente, foi importante esclarecer sobre o marketing digital e suas ferramentas, bem como a importância dessa estratégia no comércio digital. A partir daí, explanou-se sobre as redes sociais, direcionando os esclarecimentos para as redes em estudo: Facebook, Instagram e Whatsapp. Em seguida, explicou-se a importância do empreendedorismo, no qual o segmento de doces se mostra um negócio de baixo custo e lucrativo. Por fim, associado ao referencial teórico, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo- exploratório, utilizando-se como procedimento técnico a pesquisa de campo, onde 33 gestores participaram. A partir dos procedimentos quantitativos e qualitativos foi possivel auferir que os gestores dessas microempresas são predominantemente do gênero feminino, jovens, pertencentes às classes C e D, com um elevado nível de escolaridade, porém possuem pouca experiência profissional e enxergaram nas redes sociais uma oportunidade de ter o próprio negócio.
Resumo: This work is a profile analysis of the candy segment micro managers of the city of São Luis who work in social networks, listing their sociodemographic characteristics, motivations for undertaking this digital environment and expectations for the future of the business. Initially, it was important to clarify on digital marketing and its tools, and the importance of this strategy in the digital commerce. From there, it was expounded on social networks, directing the explanations for the networks under study: Facebook, Instagram and Whatsapp. Then he explained the importance of entrepreneurship in which the candy segment shows a low-cost and profitable business. Finally, together with the theoretical framework, we carried out a descriptive-exploratory research study, using as a technical procedure to field research, where 33 managers participated. From the quantitative and qualitative procedures it was possible to assess that the managers of these microenterprises are predominantly female, young, belonging to the classes C and D, with a high level of education, but have little experience and to see on social networks an opportunity to have their own business.
Palavras-chave: Marketing Digital
Redes Sociais
Segmento de Doces
Microempresas
Comércio digital
Empreendedorismo
Digital marketing
Social media
Sweets Segment
Microenterprises
Digital commerce
Entrepreneurship
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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