Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Débora Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T14:17:35Z | - |
dc.date.available | 2024-05-29 | - |
dc.date.available | 2024-05-29T14:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Débora Santos. A sociologia no ensino médio: as percepções dos alunos da escola Centro de Ensino América Central em Morros – MA. 2017. 77 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2664 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2664 | - |
dc.description.abstract | This work is part of a set of sociological reflections whose theme is Sociology in high school. The adopted research problem aims to understand how students' socialization and schooling processes contribute to their perception of the Sociology. Therefore, the objective established was to analyze the relationship between schooling and socialization of high school students at Escola Centro de Ensino América Central and the their perception of Sociology. We built such an analysis at the Centro de Ensino school Central America, located in the city of Morros. To do so, we identified the process of formation of Sociology in Brazil as a science and discipline, in addition to analyzing the teaching of Sociology at Central America school and understand students’ perception of this teaching. From a methodological point of view, after a bibliographic review, we mobilized questionnaires, interviews and direct observations in classes. The entire construction was guided by the a Durkheimian perspective that forms of social representation are linked to forms of social organization. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola América Central | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Processo de escolarização | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Escola América Central | pt_BR |
dc.subject | Sociology | pt_BR |
dc.subject | Schooling process | pt_BR |
dc.title | A sociologia no ensino médio: as percepções dos alunos da escola Centro de Ensino América Central em Morros – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Sociology in high school: the perceptions of school students Central America Teaching Center in Morros – MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | RODRIGUES, D. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7596498268467917 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Leandro Augusto dos Remédios | - |
dc.contributor.advisor1ID | COSTA, L. A. dos R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4413703730120359 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, José Antônio Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Domingos Cantanhede | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho se inscreve num conjunto de reflexões sociológicas que tem como tema a Sociologia no ensino médio. A problemática de pesquisa adotada visa compreender como processos de socialização e escolarização dos alunos contribuem para sua percepção sobre a Sociologia. Diante disso o objetivo estabelecido foi analisar a relação entre a escolarização e socialização dos alunos do ensino médio da Escola Centro de Ensino América Central e a percepção destes sobre a Sociologia.. Construímos tal analise na escola Centro de Ensino América Central, localizada na cidade de Morros. Para tanto identificamos o processo de formação da Sociologia no Brasil enquanto ciência e disciplina, além de analisar o ensino de Sociologia na escola América Central e compreender a percepção dos alunos sobre esse ensino. Do ponto de vista metodológico, após uma revisão bibliográfica, mobilizou-se questionários, entrevistas e observações diretas nas aulas. Toda a construção se orientou por a uma perspectiva durkheimiana de que as formas de representação social, estão ligadas as formas de organização social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DÉBORA SANTOS RODRIGUES - CCSA UEMA 2017.pdf | PDF A | 439.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.